Saturday, June 9, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Os esquimós e a alimentação (Segundo Ciclo)

No próximo conjunto de posts, exploraram-se os conteúdos das PASE de Matemática do Segundo Ciclo, como contributo para as comemorações do "Ano Polar Internacional". Nos posts anteriores exploraram-se os conteúdos das PASE de matemática do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

1-Os esquimós vivem em lugares polares no extremo norte do planeta Terra, na região Árctica, como o norte do Canadá, Alasca, Sibéria e Gronelândia. Vivem da pesca e da caça e têm como hábitos alimentares beber óleo de peixe, que é uma boa fonte de ácidos gordos, vitaminas D e E. Nos Açores, também havia o hábito de beber óleo de fígado de bacalhau, com o mesmo propósito alimentar.
Supõe que três esquimós beberam quantidades distintas do óleo contido num recipiente:
- O primeiro bebeu um quarto do óleo de peixe contido no recipiente;
- O segundo bebeu o equivalente a metade do volume inicial de óleo;
- O terceiro bebeu o equivalente a 0,1 do volume inicial de óleo.


1.1. Que fracção de óleo de peixe beberam os três esquimós? Apresenta todos os cálculos.
R:_______________________________________________________
1.2. Que fracção de óleo de peixe sobrou? Apresenta todos os cálculos.
R:________________________________________________________

11-Um esquimó abriu um orifício circular com 50 cm de diâmetro na superfície do gelo para pescar. Após retirar o cilindro de gelo, verificou que o mesmo tinha 20 cm de altura. Determina o volume desse cilindro em centímetros cúbicos. Apresenta todos os cálculos.


Os esquimós canadianos vivem essencialmente na província do Quebec e em Nunatsiavut, uma das regiões do Labrador.

Os esquimós do norte do Alasca e ilhas Aleutas são culturalmente semelhantes aos esquimós canadianos. Não é usual encontrar esquimós com os seus trajes tradiocnais, tanto no Alasca moderno como no Canadá moderno.
Os esquimós do Alasca, fazem acompanhamento dos turistas, durante passeios, escaladas e uma grande variadade de actividades ligadas à natureza.

Os esquimós da Gronelândia são normalmente os mais referidos nessa etnia, ocupam as anseadas do Norte da Gronelândia. Tem uma estatura média, forte e compacta e tez amarelada, semelhante à da etnia mongol.

Etnicamente, os esquimós da Sibéria-Russa são um pouco diferentes dos anteriores. Pode-se afirmar que os esquimós habitam a região circumpolar norte, com excepção da Escandinávia e da maior parte da Rússia. Existem dois grande grupos de esquimós: os Inuit (do Norte do Alasca, Canadá e Gronelândia) e os Yupik (do Alasca Ocidental e da Sibéria-Rússia).

A palavra esquimó, deriva de um termo utilizado por esses mesmos povos. O antropólogo Thomas Huxley no livro " On the Methods and Results of Ethnology (1865)" definiu a raça esquimó como sendo a dos povos indígenas que habitavam as regiões árticas do norte do Canadá e Alasca.

A carne de foca e o peixe são os componentes fundamentais da dieta dos esquimós da Gronelândia. A dieta dos esquimós é rica em ácidos gordos polinsaturados, sendo o ratio ácidos gordos polinsaturados/ácidos gordos de 0,84, superior ao observado por exemplo nas dietas dinamarquesas e na maioria das dietas ocidentais. Os ácidos gordos polinsaturados da dieta dos esquimós são predominantemente da classe dos linoleicos (n-3). Os ácidos palmitoleicos e oleicos também apresentam uma concentração elevada na dieta dos esquimós.

1 comment: