Friday, June 22, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Polo Sul Geomagnético (Terceiro Ciclo)

Continuam-se a explorar as PASE de matemática de 2007, do terceiro ciclo do Ensino Básico (ver posts anteriores).
6-A temperatura do ar medida nas proximidades do pólo Sul Geomagnético, na Estação Russa Vostok, é sempre negativa, sendo a temperatura média no Inverno, x, inferior à do Verão, y, com uma diferença de médias de 20ºC. A soma das temperaturas médias do Inverno e do Verão atingem o valor de -100ºC.
Determina, em grau Celsius, a temperatura média do ar no Inverno e no Verão no pólo Sul. Indica todos os cálculos.




O lago Vostok, sobre o qual se encontra a estação russa da Antártida, é um lago coberto por quase 4 quilómetros de gelo de altura e promete tornar-se o mais novo palco de disputa entre os norte-americanos e o resto do mundo. Tal diferendo resulta do facto da NASA, agência espacial dos Estados Unidos, querer usar uma sonda para perfurar o gelo e atingir as águas do lago. Só que a Rússia não concorda. O facto do lago Vostok ter água líquida a temperaturas tão baixas e sob uma pressão tão grande pode significar que existam nesse ambiente alguns seres vivos -como bactérias- diferentes de tudo o que se conhece no planeta. A existência de tal vida pode ser um indício de que a vida pode florescer noutros mundos, como na lua gelada Europa do planeta Júpiter. É justamente esse o mistério que os cientistas americanos gostariam de resolver. Enquanto esse diferendo não se resolve, os investigadores continuam tentando entender como se formou o lago Vostok .

Esse lago permaneceu desconhecido durante muito tempo, graças ao seu peculiar enquadramento geográfico e permanece como uma das últimas zonas por explorar do planeta Terra. Só em 1996 se descobriu a sua verdadeira extensão. O lago Vostok tem uma forma elíptica com 250 km de comprimento e 40 km de largura cobrindo uma área de 14,000 km2. O seu fundo é irregular e divide-se em duas bacias, a mais profunda com cerca de 800 m e a outra com 200 m. Calcula-se que o lago contenha um volume de 5,400 km3 de água doce.

O tempo de residência da água no Lago Vostok é cerca de 1 milhão de anos; por comparação, no Lago Ontário (de dimensões semelhantes) este valor é de seis anos. Este facto leva a que o ambiente químico do lago seja extremamente oxidante, com concentrações de oxigénio 50 vezes superiores ao lagos normais. O gelo que se encontra na zona entre o lago e os em média 100 metros subsequentes é conhecido por gelo acreccionário que se crê ser derivado do congelamento da água do próprio lago. Esta característica faz desta zona uma potencial amostra do que se encontra por baixo e é, até à data, o único local onde se colheram amostras. A espessura de gelo acreccionário aumenta de Sul para Norte, de acordo com o fluxo do gelo no sentido do Oceano Índico.
A origem do lago Vostok é, segundo a opinião da maioria dos cientistas, um lago normal que foi coberto por gelo, à medida que se desenvolveram os glaciares da calote polar da Antártida. Esta submersão deve ter ocorrido a partir dos 30 milhões de anos atrás e terminou há 15 milhões de anos. Dadas as condições do lago, os únicos organismos, se presentes, devem ser micróbios ou bactérias, possivelmente de estirpes totalmente novas para a Ciência. As formas de vidas existentes há 15 milhões de anos eram diferentes das actuais e acredita-se que este período de tempo de isolamento possa ter conduzido à evolução de novas espécies. As características destes micro-organismos permanecem desconhecidas e podem ter implicações importantes, nomeadamente se forem agentes patogénicos com capacidade de provocar novas doenças. Mas a questão da presença ou não de vida no lago Vostok ainda não foi resolvida e é objecto de aceso debate na comunidade científica. Um grupo de cientistas russos nega a existência de vida no lago devido às condições oxidantes da sua água e classifica as descobertas de outros investigadores como resultado de contaminação. Por outro lado, os defensores da ideia de vida argumentam que há outros lagos antárticos extremamente oxidantes que são ricos em micro-organismos. As zonas mais profundas do lago, se este seguir os análogos de superfície, devem pelo contrário ter características anaeróbias e podem ser o local ideal para procurar vida. Se for provada a inexistência de vida no lago Vostok, esta vai ser a primeira massa de água totalmente estéril encontrada no planeta.

A temperatura mais baixa alguma vez registada em ambiente natural foi de -89,4 ºC. Aconteceu na Antártida a 21 de Julho de 1983 e foi medida pela Estação Russa Vostok.

Tais condições físicas extremas nas águas do lago Vostok podem levar-nos a pensar que não há vida nesse local, mas recentemente foi observada vida nas chaminés hidrotermais dos mares dos Açores, a centenas de metros abaixo da superfície das águas do oceano, facto que alterou o conhecimento biológico da vida no nossso planeta e permite equacionar a presença de vida em condições tão extremas como as verificadas no lago Vostok. A descoberta feita nos Açores é tão importante que já levou o Governo Regional dos Açores a declarar a área marinha, onde se encontram as chaminés hidrotermais, como reserva marinha regional.