R: _______________________________________________________
5.1. Se tivessem derretido a ponta de um icebergue e obtido 5000 litros de água doce, quantos quilolitros (kl) de água teriam sido obtidos?
R: _______________________________________________________
Quando se desprendem e atingim o Oceano, ficam a boiar até se derreterem por completo. Boiam porque a sua densidade é inferior à da água do mar onde se encontram. A densidade da água do mar é função da salinidade e da temperatura.
A velocidade média com que os icebergs se movem, na costa norte da Terra Nova, é cerca de 0,2 m/s, ou seja, 0,7 km/h. Essa velocidade é influenciada por vários factores físicos como o tamanho e a forma do iceberg, as correntes marinhas, as ondas e os ventos. Os icebergs boiam, tal como se referiu anteriormente, porque a densidade do gelo (cerca de 900 kg por metro cúbico) é menor do que a densidade da água salgada (cerca de 1025 kg por metro cúbico). A razão entre essas densidades revela que 7/8 da massa dos icebergs, encontrados nas proximidades da Terra Nova, está dentro da água.
Em 15 de Novembro de 2006, noticiou-se que icebergs da Antártida se aproximavam da Nova Zelândia, muito longe do seu lugar de origem. Foi um fenómeno que não se observava há mais de 75 anos. A distância percorrida por esses icebergs é próxima da distância entre os Estados Unidos da América e os Açores.
No comments:
Post a Comment