Thursday, June 7, 2007

Explorar as PASE de 2007 - As baleias azuis (Primeiro Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática 2007 do Primeiro Ciclo (ver posts anteriores).
8- As baleias azuis provenientes do Antárctico passam pelos Açores. São animais muito grandes e têm grande apetite. No Antárctico, a baleia azul pode comer num só dia 2,5 milhões de krill (crustáceo semelhante ao camarão).


De quantos milhões de krills precisaria uma dúzia de baleias azuis para se alimentar num dia? Apresenta os cálculos efectuados.


A Baleia Azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho. Como as outras baleias-barbatanas, as baleias azuis usam lâminas córneas na sua cavidade bucal para filtrar o seu alimento (fitoplâncton) da água do mar. A baleia azul é o maior animal vivo existente na superfície da Terra, podendo chegar a ter trinta metros de comprimento e mais de 150 toneladas de peso.
A baleia azul possui uma pequena aleta que é visível apenas num curto período tempo, especialmente quando a baleia mergulha. Tal aleta pode produzir jatos de água até nove metros de altura. Os seus pulmões podem conter aproximadamente cinco mil litros de ar. A cabeça de uma baleia azul é tão grande que cinquenta pessoas poderiam apoiar-se na sua língua. Um bebé (humano) poderia gatinhar através das principais artérias da baleia azul e um humano adulto caberia na sua aorta. Uma baleia azul recém-nascida pesa mais do que um elefante adulto e tem cerca de 7,6 metros de comprimento. Durante os seus primeiros sete meses de vida, os bebés da baleia azul bebem cerca de 380 litros de leite por dia. Os bebés das baleias azuis ganham peso rapidamente, aumentando 91 kg de massa por dia.

No comments: