Tuesday, June 12, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Investigação na Antártida (Terceiro Ciclo)

Neste post e seguintes, exploram-se os exemplos das PASE de matemática de 2007 do terceiro ciclo do ensino básico.
1-No ano de 2005, na Estação Meteorológica Antártica Brasileira, Estação Comandante Ferraz, localizada na ilha do Rei George, foi registada diariamente a temperatura do ar em graus Celsius. Os valores observados correspondem ao conjunto solução da seguinte condição:

Determina os valores máximos e mínimos atingidos pela temperatura do ar nessa ilha. Apresenta todos os cálculos.

Estação Brasileira Comandante Ferraz

A Estação Antártica "Comandante Ferraz" pertencente ao Brasil e localiza-se na ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado. Entrou em funcionamento a 6 de Fevereiro de 1984.
O nome da estação homenageia um comandante da Marinha brasileira, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes.

No Inverno, o número de investigadores presentes nessa Estação é reduzido, por necessitarem do solo exposto e de mar aberto para colher dados e amostras.
No Verão, em condições menos adversas do que aquelas que se verificam no Inverno, o número de cientistas aumenta. É nesta época do ano que são executados os serviços de manutenção da estação, a sua ampliação, o seu reabastecimento e se dão apoios aos projectos científicos e tecnológicos e às diversas investigações de grande envergadura internacional.

Praia onde se localiza a Estação Comandante Ferraz

Os programas de investigação brasileiros estão maioritariamente vocacionados para o estudo dos impactos das Alterações Climáticas Globais na Antártida e na América do Sul.

Fotografia tirada da Estação de Investigação Antártica Comandante Ferraz

A cidade Rio Grande, do Estado brasileiro Rio Grande do Sul, acolheu muitos emigrantes açorianos que influenciaram profundamente a sua cultura e a sua arquitectura. Nessa cidade encontra-se o Museu Antártico - que reproduz as primeiras instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, em anexo, ao Museu Oceanográfico.

No comments: