Sunday, June 10, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Predadores (Segundo Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática de 2007 do segundo ciclo (ver posts anteriores).
7-Na Antárctica, numa colónia de pinguins, contaram-se 60 dúzias de ovos. Como se representa no esquema seguinte, dois terços dos ovos eclodiram e todos os pinguins sobreviveram, mas os restantes, foram comidos por skuas (ave de rapina) e por petréis-gigantes. A parte dos ovos comidos por petréis e skuas também está representada no esquema. Quantos ovos comeram as skuas? Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.

12-Crê-se que é devido às Alterações Climáticas Globais que se tem verificado uma diminuição do número de aves no continente antárctico. De acordo com estimativas recentes, o número de aves nesse continente é de 12 620 000. O gráfico da figura contém informação sobre o número de indivíduos de algumas espécies de aves antárcticas (todos os valores do gráfico estão expressos em percentagem de cada espécie no total de aves).

12.1. Quantos pinguins existem na Antárctica? Apresenta todos os cálculos.
R:__________________________________________________
12.2. Qual é a moda da amostra?
R:__________________________________________________
12.3. De acordo com o gráfico, qual a espécie que correrá maior risco de extinção? Justifica a tua resposta.
R:___________________________________________________

As skuas são popularmente designadas em português por moleiros. São predadrores muito inteligentes e oportunistas, alimentando-se de peixe tanto dos ovos como das crias de Pinguins. As skuas não atacam os pinguins adultos, mas mantêm as suas crias debaixo de olho.

Os petréis gigantes também são predadores que se alimentam de peixes, pinguins, outras aves incluindo aves da sua própria espécie que estejam feridas, cansadas ou mortas. Possuem duas fases, em termos de plumagem, a fase escura e a fase clara.

Petrel-gigante (fase escura)

Petrel-gigante (fase clara)

No comments: