Sunday, June 10, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Raposa Polar (Segundo Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática de 2007 do Segundo ciclo (ver posts anteriores)


6- Na ilha de Spitzbergen, que se situa a 565 km a nordeste da costa da Noruega, em pleno Oceano Árctico, a razão entre o número de raposas polares e ursos polares é de 3 para 2. Supondo que nessa ilha existem 2000 animais destas duas espécies, quantos ursos e quantas raposas há na ilha? Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.

8-Considera os seguintes grupos de raposas polares: um com três raposas, outro com cinco raposas, outro com duas raposas, outro com quatro raposas e um último com seis raposas. Com quantas raposas ficaria cada um dos grupos (cinco ao todo), se todos tivessem o mesmo número de elementos? Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.


A Raposa-do-ártico (Alopex lagopus), também conhecida por raposa-polar, é uma raposa de pequenas dimensões existente no Hemisfério Norte. É muito dificil de a observar porque a sua pelagem confunde-se com a neve. A pelagem da raposa varia conforme a estação do ano, sendo branca no Inverno e castanha-parda no Verão. Alimentam-se essencialmente de lemingues (porquinhos-da-índia), originários da Rússia e Escandinávia, mas também se alimentam de ovos de pássaros e dos pássaros recém-nascidos.

Se houver alimentação suficiente cada fêmea pode ter até 12 crias, mas se houver pouca comida, tem apenas cinco ou seis.


Spitsbergen é a maior das ilhas do arquipélago árctico das Svalbard, com 23,641 km² e 2500 habitantes, dos quais 60% são noruegueses e 35% russos e ucranianos. É um território sob soberania da Noruega, embora sujeito a um regime específico de acesso aos seus recursos naturais pela comunidade internacional, nos termos do Tratado de Svalbard assinado em Paris a 9 de Fevereiro de 1920. A fauna da ilha é rica incluindo o urso-polar, a raposa-polar, uma subespécie da rena europeia, um leão-marinho e uma multiplicidade de aves marinhas. A ilha tem uma espécie endémica de murganho, o Microtus epiroticus.

No comments: