7-Num determinado local, a neve acumula-se com um padrão que corresponde à sequência da figura seguinte. Descobre a próxima sequência de números e inscreve-os nos quadrados respectivos.
As nuvens são formadas por biliões de gotículas de água e diminutos cristais de gelo. Contudo, embora uma única nuvem possa conter várias toneladas de humidade, muitas delas desaparecem sem produzir sequer um aguaceiro.
Tal como a chuva, a neve forma-se nas nuvens muito frias. O vapor de água da nuvem condensa-se á volta de microscópicos grãos de pó, formando minúsculos cristais de gelo. À volta destes cristais condensa-se mais vapor de água, e assim as suas dimensões aumentam. Os cristais de gelo podem ter formas muito diferentes: estão catalogadas mais de 2500 formas. Quando os cristais se tornam bastante grandes, começam a cair, encontrando-se, ao longo do percurso com outros cristais, o que gera o aumento do seu tamanho. É deste modo que se forma o floco de neve, um conjunto de cristais, muitas vezes partidos e congelados em conjunto.
Nos Açores não ocorre neve, mas ocorre granizo que é um processo que se situa entre a chuva e a neve.
No esquema seguinte apresenta-se um diagrama da formação dos diversos meteoros.
No comments:
Post a Comment