Thursday, June 21, 2007

4th JETSET Summer School

Realiza-se de 25 a 29 de Junho de 2007, em Ponta Delgada-Açores, a quarta conferência do projecto JETSET que visa estudar, a nível europeu, de forma rigorosa e inovadora a formação de estrelas. São preocupação deste grupo europeu de investigação e formação a forma como os discos estrelares lançam os seus jactos de plasma e que constitui um dos actuais problemas da astrofísica que ainda não foi resolvido. Essa questão é particularmente importante no estudo do núcleo activo das galáxias, de micro-quasars, nas "explosões" de raios gama, nas nebulosas planetárias e nas estrelas jovens.A modelação dos processos de emissão de jactos requer uma abordagem interdisciplinar e um certo grau de inovação-sofisticação. O projecto JETSET, além de investigar os aspectos anteriormente referidos, também é uma escola para os jovens cientísticas que trabalham na área da astronomia e astrofísica.
O JETSET é um programa de quatro anos que visa estabelecer uma rede de treino/aprendizagem (Marie Curie Research Training Network).
Participam neste projecto dez laboratórios e cerca de quarenta investigadores da União Europeia.
A Escola de Verão, a realizar em Ponta Delgada, com o tema "From models to observations and experiments" constitui uma oportunidade para se discutir a integração das recentes observações astrofísicas e experiências físicas nos modelos e nas modelações numéricas de modo a permitir um melhor entendimento dos jactos de plasma.
São parceiros deste projecto o Dublin Institute for Advanced Studies-Irlanda, a Università degli Studi di Torino-Itália, a Universite Joseph Fourier de Grenoble-França, o Institute of Accelerating Systems and Applications em Atenas-Grécia, o Observatoire de Paris-França, o Osservatorio Astrofisico di Arcetri em Florença-Itália, o Osservatorio Astronomico di Roma-Itália, o Thüringer Landessternwarte em Tautenburg-Alemanha, o Centro de Astrofisica da Universidade do Porto-Portugal, o Landessternwarte Heidelberg - Alemanha e o Imperial College of Science, Technology and Medicine de Londres- Reino Unido.
A equipa local que organiza o evento é constituída pelo Professor Miguel Ferreira do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e pelos Professores Elsa Silva, Despina Panoglou e Samira Rajabi da Universidade do Porto.

No comments: