Thursday, June 14, 2007

Explorar as PASE de 2007 - A baleia Azul (Terceiro Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática de 2007, do terceiro ciclo do ensino básico (ver posts anteriores).
3- A baleia azul é, provavelmente, o maior animal que já existiu na face da Terra. Estes animais, de uma forma geral, fazem migrações pendulares deslocando-se durante o Verão para latitudes mais altas, procurando as águas mais frias e altamente produtivas à volta das calotes polares. Durante o Inverno retornam às águas tropicais ou temperadas. Esta espécie tem sido vista nos Açores, especialmente na Primavera, normalmente na proximidade de bancos submarinos, que parecem desempenhar um papel relevante na sua alimentação durante as migrações.
3.1- Sabendo que:
• A massa média de uma baleia azul é de 1,38×10^5 kg
• A massa média de um homem é de 75 kg
Quantos homens seriam necessários para atingir o peso de uma baleia azul? Apresenta todos os cálculos.
R:____________________________________________________
3.2- Um grupo de baleias azuis é formado por machos e fêmeas adultos e por crias. Escolhe-se ao acaso uma baleia. A probabilidade de ser cria é 1/6 e a probabilidade de ser fêmea adulta é 1/3.
3.2.1-Calcula a probabilidade da baleia escolhida ser um macho adulto. Apresenta todos os cálculos.
R: ____________________________________________________
3.2.2-Supondo que o grupo é formado por 12 crias, quantas fêmeas adultas farão parte do mesmo? Apresenta todos os cálculos.
R: _____________________________________________________


A baleia-azul é um misticete pertencente aos rorquais, e é o maior animal que se sabe já ter habitado a Terra. Em média medem entre 23 e 25 m, mas podem chegar aos 30 metros de comprimento, e pesam cerca de 110 toneladas. As fêmeas são maiores que os machos da mesma idade e podem chegar a pesar 130 toneladas. Este tamanho só foi possível de alcançar por viverem exclusivamente no meio aquático, que ajuda a sustentar o grande peso dos seus corpos, que seria demasiado para ser suportado pelos seus ossos, caso vivesse em terra.
A sua alimentação parece consistir maioritariamente de pequenos crustáceos, principalmente eufasiáceos (parecidos com pequenos camarões), que são consumidos em grande quantidade. Devido aos sulcos que possui na parte inferir da boca que se expandem formando uma bolsa, o animal pode tomar um grande volume de água e alimento na boca. A água é em seguida expelida com o auxílio da língua, e corre através das "barbas" aprisionando o alimento. Desta maneira, durante o verão, uma baleia-azul pode consumir num único dia oito toneladas de alimento.

Esta espécie é cosmopolita, isto é, pode ser encontrada em todos os oceanos, embora as populações tenham diminuído bastante devido à captura comercial.
Estes animais, de uma forma geral, fazem migrações pendulares deslocando-se durante o verão para latitudes mais altas, procurando as águas mais frias e altamente produtivas à volta das calotes polares. Durante o inverno retornam às águas tropicais ou temperadas onde ocorre a maior parte da actividade sexual e dos nascimentos.
A maturidade sexual é atingida por volta dos 10 anos de idade, ou quando os machos tem em média 22m e as fêmeas 24m. A gestação dura aproximadamente 12 meses e há um intervalo entre gestações que pode variar entre os 2 e 3 anos. As crias nascem em média com 7 a 8 metros de comprimento e com 2.5 toneladas. São amamentadas durante cerca de 8 meses, consumindo 380 litros de leite por dia, e quando se tornam independentes das suas mães têm 16 metros e pesam quase 21 toneladas.
Nos Açores têm sido vistas principalmente durante a Primavera e normalmente têm sido vistas em áreas circundantes a bancos submarinos. Estes bancos devem desempenhar um papel relevante na alimentação das baleias durante as migrações. No Outono de 2000, foram avistadas baleias azuis perto da costa da ilha do Pico, corroborando a hipótese de que também passam pelos Açores durante a migração inversa (Texto de Rui Prieto -Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores).
No mapa seguinte, apresenta-se a verde a distribuição mundial da baleia azul.

No comments: