Tuesday, June 26, 2007

Jactos de plasma discutidos na 4th Summer School (JETSET) em Ponta Delgada-Açores

É possível criar em laboratório, jactos com propriedades semelhantes aos jactos astrofísicos, daí que a astrofísica também possa ter actividades experimentais, contrariamente ao que muita gente pensa.
Chama-se plasma a um gás completamente ionizado, que a uma temperatura muito elevada é composto essencialmente por electrões e núcleos atómicos livres. Ao plasma chama-se o quarto estado físico da matéria.
É em geral aceite que os jactos estão associados a discos de acreção, compostos por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões ou estrelas em formação. Um dos grandes problemas actuais da astrofísica consiste em entender qual o processo que obriga o plasma a circunscrever-se a regiões estreitas.

Uma das hipóteses que tem sido alvo de vários trabalhos teóricos propõe que o plasma é confinado através de forças magnéticas, todavia, investigadores norte americanos desenvolveram uma experiência para testar esta ideia. Um plasma obtido em laboratório foi sujeito a uma intensa corrente eléctrica. Verificaram que nessas condições formam-se estruturas semelhantes às observadas em jactos astronómicos não só no que se refere à formação de estruturas em jacto, mas também na formação de instabilidades que produzem jactos helicoidais. Esta experiência demonstrou que através do estudo do processo de formação de jactos em laboratório é possível avançar na compreensão dos fenómenos que estão na base do processo de formação dos jactos astronómicos.

No comments: