Sunday, June 10, 2007

Explorar as PASE de 2007 - O urso Polar (Segundo Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática do segundo ciclo (ver posts anteriores).
4-O urso polar, que vive no círculo polar Árctico, emprega o mátodo de perseguição para caçar. Aproxima-se muito lentamente da vítima e acelera nos últimos 15 m até atingir uma velocidade de 55 km/h. Quanto tempo, em média, demoraria um urso polar a capturar uma presa imóvel, a 100 m de distância, se corresse a uma velocidade média de 50 km/h? Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.

O urso-polar (Ursus maritimus), também conhecido como urso-branco, é um mamífero membro da família dos Ursídeos, típico e nativo do Ártico e actualmente o maior carnívoro terrestre conhecido. Apesar de classificado entre os carnívoros, o urso é um animal omnívoro. A principal presa do urso polar é a foca, mas também se pode alimentar de plantas, moluscos, algas marinhas e cadáveres de diversos mamíferos marinhos que chegam até a costa. Esta espécie é extremamente perigosa para o Homem que o encara como presa, especialmente se não houver abundância dos seus alimentos habituais. Na Ilha de Baffin, por exemplo, os geólogos fazem trabalho de campo armados de caçadeiras como medida de protecção contra os ursos polares.
Os machos desta espécie têm cerca de 600 kg e podem atingir os 800 kg e medem até 2,60 m. As fémeas são em média menores, com 200 kg a 300 kg de massa e 2,10 m de comprimento. Ao nascer o urso polar bébé tem entre 0,6kg e 0,7 kg. A camada de gordura subcutânea que possuem pode chegar a ter uma espessura de 15 cm.
O Urso polar pode ser encontrado no Alasca, no Canadá, na Groenlândia, na Rússia e no arquipélago norueguês de Svalbard. O habitat natural deste animal é uma camada fina de gelo, onde lhe é possível caçar focas.
Os ursos-polares são excelentes nadadores e podem percorrer até 80 km sem descanso.
Os ursos-polares são animais muito preocupados com a sua higiene. Após cada refeição dedicam cerca de 15 minutos a limpar-se. Para se limpar usam as patas, a língua, água ou neve. A falta de higiene interfere com a capacidade de isolamento térmico da sua pelagem.
Com o aquecimento global os glaciares estão a diminuir e assim diminuem o território de caça dos ursos polares. Sem alimentos migram para outras lugares e muitas vezes não o encontram e acabam por morrer. Muitas Ursos acabam por comer outros ursos como forma de sobrevivência.
Se continuarmos com esta tendência de aquecimento do planeta, os ursos polares poderam acabar daqui a 25 anos.
A população actual de ursos polares é estimada entre 16000 a 35000 indivíduos, 60% dos quais vivendo no Norte do Canadá.
O governo norte-americano, pressionado por três grupos ambientalistas, propos a inclusão do urso polar na lista de espécies ameaçadas. Os ambientalistas alimentam a esperança de que com esta medida, a declaração force as autoridades americanas a limitar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global.

Um urso polar em tamanho real feito de jornais reciclados foi a forma que a portuguesa Ana António Gill encontrou para alertar para os efeitos do aquecimento global numa exposição colectiva de artistas em Londres.

No comments: