Sunday, June 10, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Cidades do Círculo Polar Árctico (Segundo Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática de 2007 do segundo ciclo (ver posts anteriores).

9-A figura seguinte representa a distribuição da população existente em quatro cidades do Círculo Polar Árctico: Murmansk, na Rússia, Norilsk, também na Rússia, Tromsø, na Noruega e Rovaniemi na Finlândia, onde a área representada para cada uma das cidades equivale à percentagem da população total estudada. Na resolução desta questão tem em atenção a forma geométrica das proporções da população representadas na figura.

9.1. Sabendo que 10% do total da população estudada habita em Rovaniemi, qual é a percentagem de população existente em Tromsø? Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.

R:______________________________________________________
9.2. Calcula o número total de habitantes das quatro regiões, sabendo que em Murmansk habitam 325 000 pessoas. Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.
R:_______________________________________________________
9.3. Qual é a região menos habitada?
R:_______________________________________________________

Murmansk lacaliza-se a 200 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico. Nessa região, os Invernos são longos e extremamente severos, sendo os Verões frescos e relativamente curtos.
Antes da Primeira Guerra Mundial, Murmansk era apenas uma pequena aldeia de pescadores até que, em 1915-1916, devido ao corte das rotas russas do mar Báltico e do mar Negro, o governo central soviético mandou construir um porto e mandou estabelecer a ligação ferroviária a São Petersburgo. Durante as décadas de 1970 e 1980, o mar de Murmansk começou por ser o depósito de peças gastas dos reactores nucleares soviéticos. Entretanto, os barcos comerciais foram vendidos para sucata e os submarinos nucleares transferidos, sendo as actividades principais desta cidade as ligadas à pesca e à indústria têxtil.
De Dezembro a Maio, nos meses mais frios, o porto de Murmansk substitui o porto de São Petersburgo, que fica localizado cerca de 1450 quilómetros a sul e que constitui o maior porto do noroeste da Rússia. Curiosamente, o porto de Murmansk não fica gelado em nenhuma época do ano, devido à passagem da corrente quente do golfo, que aquece as águas e as impede de congelarem.

A cidade russa de Norilsk, que foi fundada como campo de concentração em 1935, e que hoje tem caldeiras emissoras de níquel, cobre, chumbo e cádmio sem qualquer controlo, está entre os dez lugares mais poluídos do planeta. Os dados constam de uma lista, divulgada pela organização ambientalista norte-americana Blacksmith Institute, de Nova Iorque, que investigou 300 locais candidatos aos dez mais poluídos do mundo. Norilsk é a cidade habitada com a menor temperatura média do mundo, sendo também aquela que se situa mais a Norte (Sibéria). Tem uma população de cerca de 100 ooo habitantes.

Tromsø é a 8ª maior cidade da Noruega por população, sendo também a sede da universidade, cervejaria e jardim botânico mais ao norte do mundo. Tromsø é muito conhecida na Noruega por ter muita neve durante o inverno, apesar da quantidade variar muito de um ano para o outro.


Rovaniemi é a capital e centro comercial da Lapónia, localizada na Finlândia, próximo do Círculo Polar Ártico. Tem cerca de 59 000 habitantes é a 13º município finlandês em população. Pela sua situação geográfica, é referida como sendo a terra do Pai Natal.

No comments: