Friday, June 8, 2007

Explorar as PASE de 2007- Leões marinhos (Primeiro Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de Matemática de 2007, Primeiro Ciclo (ver posts anteriores).
10 - O pinguim da figura seguinte encontra-se no topo de um bloco de gelo (iceberg).
10.1 - Calcula o perímetro da plataforma onde o pinguim se encontra, apresentando todos os cálculos que tiveres que efectuar.

R : ………………………………………………………………………………

10.2 - Qual seria a área de uma plataforma de gelo, em m2, se nela coubessem 500 leões-marinhos e cada um ocupasse uma área de 40 metros quadrados? Apresenta todos os cálculos.

R : ………………………………………………………………………………...

O leão-marinho é um animal mamífero que vive em regiões de baixas temperaturas e alimenta-se principalmente de peixes.
Os leões-marinhos já estiveram muito próximo da extinção. Entre 1917 e 1953, mais de meio milhão desses animais foi abatido por caçadores que procuravam a sua gordura e o seu couro, usado sobretudo na confecção de casacos. Com a proibição da caça, esses animais, que chegam a pesar cerca de 300 quilogramas e a atingir 3 metros de comprimento, começaram a recuperar o seu número. Mesmo assim, ainda sofrem com a poluição das águas e, principalmente, com a pesca com redes.

Na figura seguinte apresenta-se, a azul, a distribuição geográfica da maioria dos leões-marinhos na América do Sul.




Os leões-marinhos, também conhecidos por focas-orelhudas, são mamíferos carnívoros habitantes das costas rochosas, frequentemente confundidos com as focas. Fazem parte da família dos otarídeos conjuntamente com a dos focídeos (focas) e dos odobenídeos (morsas). Todos os representantes destas 3 famílias têm em comum o facto de abandonarem o mar apenas para a reprodução e mudança da pelagem. O virem a terra garante os acasalamentos que, de outro modo, estariam dependentes de encontros ocasionais no mar. A família Otariidae compreende seis espécies de leões-marinhos, designação porque também são conhecidos devido à força da sua voz e à juba, relativamente espessa, exibida pelos machos. O leão-marinho de Steller, do Pacífico Setentrional, e que se encontra desde o Estreito de Bering até às costas ocidentais dos Estados Unidos da América e do Japão, é o mais corpulento de todos, chegando a medir seis metros e a pesar 3 toneladas. A Octária do Árctico reúne-se em grupos de dois a três milhões de indivíduos - as maiores manadas de mamíferos existentes - na sua principal região, as Pribilof, no Pacífico Norte (imagens e texto daqui).

No comments: