Sunday, June 10, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Gronelândia e Alasca (Segundo Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática de 2007 do segundo ciclo (ver posts anteriores).

13-A Gronelândia é uma região autónoma dinamarquesa atravessada pelo Círculo Polar Árctico. O Alasca é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, sendo a sua área cerca de 8/10 da área da Gronelândia. Apresenta, na forma irredutível, a fracção acima referida.
A história da Groenlândia é a da vida sob as extremas condições árcticas, sob uma camada de gelo que cobre 84% do território da ilha, restringindo a actividade humana apenas às suas costas. A Groenlândia era desconhecida da Europa até o século X, quando foi descoberta por vikings islandeses. Antes desse "descobrimento", a ilha já tinha sido habitada por povos árcticos, ainda que estivesse desabitada aquando da chegada dos vikings. Os ancestrais directos dos modernos Inuit (anteriormente chamados esquimós) não tinham chegado à ilha até o ano de 1200. Os Inuit foram o único povo que habitou a ilha durante séculos, mas, reinvindicando a colonização viking, a Dinamarca reclamou a soberania desse território e colonizou-o a partir do século XVIII. Obteve deste modo alguns privilégios, entre os quias o monopólio comercial.


Mapa da Gronelândia
O Alasca é uma península, cercada de água por três lados. Faz fronteira por terra com o Canadá. O Alasca é um dos dois Estados americanos que não fazem parte dos Estados Unidos continental, o outro, é o Havaí.
Os primeiros europeus a explorarem essa região foram os russos. As primeiras explorações russas em torno do Alasca datam de 1648. A Guerra da Criméia, que ocorreu entre 1853 e 1856, debilitou muito a economia russa. O território do Alasca passou a ser visto por esse país como desnecessário, devido aos prejuízos da companhia russa na região. Os russos procuraram vender então a região. O Secretário de Estado dos Estados Unidos da América propôs-se comprar a região. O Congresso americano aprovou a compra em 1867. Em 30 de Março desse ano, os Estados Unidos compraram o Alasca por 7,2 milhões de dólares, ou seja, cinco cêntimos cada hectare. Ainda no mesmo ano, a 18 de Outubro, a bandeira americana foi içada pela primeira vez no Alasca, que se tornou território dos Estados Unidos.


Mapa do Alasca

No comments: