Sunday, June 24, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Projecto "LATITUDE 60!"

Continua-se a explorar as PASE de matemática de 2007 do Terceiro Ciclo do Ensino Básico (ver posts anteriores).
7-O "LATITUDE 60!" é um projecto educativo do Comité Português para o Ano Polar Internacional, e inclui um amplo conjunto de actividades que se iniciaram em Julho de 2006 e que vão continuar até Março de 2009. A equipa do "LATITUDE60!" organizou o concurso nacional "Á descoberta das regiões polares" no qual, uma das modalidades é a de artes plásticas. Uma das esculturas apresentadas encontra-se esquematizada na figura seguinte.

7.1- Utilizando as letras da figura, indica:

7.1.1- Duas rectas concorrentes, não perpendiculares.

7.1.2-Duas rectas não complanares.

7.2-Sabendo que a base da pirâmide é um quadrado com 9 metros quadrados de área, que a sua altura corresponde ao triplo do diâmetro da esfera, cujo volume é 19 metros cúbicos, e que a altura do paralelepípedo é metade da aresta da base da pirâmide, calcula, em metros cúbicos, o volume da escultura. Apresenta todos os cálculos e o resultado arredondado às unidades. Nos cálculos intermédios, utiliza valores arredondados com 3 casas decimais.

7.3- Se se pretendesse concorrer ao "LATITUDE 60!" com a escultura representada na figura ao lado, construída a partir de um paralelepípedo rectângulo de gelo de base quadrada, com 4 metros de lado, e 12 metros de altura, formada por três esferas de igual diâmetro, qual seria o volume de gelo, em metros cúbicos, não utilizado, se as esferas tivessem o diâmetro máximo? Apresenta todos os cálculos necessários. Nos valores intermédios, utiliza valores arredondados com 3 casas decimais e apresenta o resultado final com 1 casa decimal.

Para informações sobre este projecto, consulte a página da Organização.

Na Região Açores, participam neste projecto, conhecidas até ao momento, as seguinte escolas:
Escola Básica e Secundária Lajes do Pico
Escola Básica e Secundária Madalena do Pico
Escola Básica Integrada Angra do Heroísmo
Escola Básica Integrada dos Biscoitos
Escola Básica 1 Vitorino Nemésio.

No comments: