Saturday, June 9, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Icebergs do Ártico e Antárctico (Segundo Ciclo)

Continuam-se a explorar as PASE de matemática de 2007 do Segundo ciclo do ensino Básico (Ver posts anteriores).

2. No Árctico e no Antárctico, cada nove décimos dos blocos de gelo (icebergues) estão submersos na água do mar. Sabendo que um bloco de gelo com forma paralelepipédica tem 30 metros cúbicos de volume submersos, determina, em metros cúbicos, o volume do bloco que se vê fora de água. Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.

10- Considera o paralelepípedo da figura 1, que foi construído com cubos de gelo com 1 cm3 de volume. Será possível colocar esses cubos de gelo no interior do prisma da figura 2? Podes utilizar palavras, esquemas ou cálculos para justificar a resposta.

De acordo com notícia divulgada pela France Press em Ottawa, Canadá, investigadores canadianos e americanos (Estados Unidos da América) encontraram a 25 de Maio de 2007 um iceberg maior que a ilha de Manhattan (Nova York), onde instalaram uma sinalização luminosa para monitorizar o seu deslocamento pelo oceano Ártico, próximo do norte canadiano.
O iceberg baptizado com o nome de "Ayles", tinha 16 km de comprimento e 5 km de largura, e desprendeu-se da ilha canadiana de Ellesmere, próxima da Groenlândia, em agosto de 2005, mas foi descoberto apenas no ano passado.
O desprendimento foi tão violento que provocou sismos detectados por sismógrafos canadianos a 250 km do local. Os simoslogos não foram capazes de determinar o que estava a acontecer nessa altura.


Cientista em cima do Iceberg Ayles


As imagens de satélite obtidas desse iceberg permitiram concluir que este viajou pelo menos 100 km em direção ao sul desde o seu desprendimento.
Se o aquecimento global continuar a aumentar, os investigadores temem que as cinco áreas de glaciares próximas da ilha canadiana de Ellesmere não se reconstituam.
As regiões polares da Terra têm sido as mais afetadas pelo aquecimento global. As temperaturas no Ártico aumentam cada vez mais rapidamente. A espessura da camada de gelo será reduzida substancialmente até 2100, de acordo com as recentes previsões (2007) do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

Os icebergs do Antárctico apresentam diferenças significativas em relação aos do Árctico. Têm formas mais regulares (a mais comum é a tabular) e são muito maiores (chegam a ter 200 m de espessura, quatro vezes mais do que os icebergs árcticos). Consequentemente, demoram mais tempo a derreter (mais de 10 anos) e são mais numerosos. A maioria dos icebergs antárcticos encontra-se a sul da Zona de Convergência Antárctica.
O maior iceberg antárctico reconhecido foi avistado em 1956. Media 333 km de comprimento e 100 km de largura! No entanto, mais recentemente, foi avistado um iceberg com 400 km de extensão, no Mar de Ross.



Cobertura de gelo no Mar de Ross- Antártico

No comments: