Thursday, June 7, 2007

Aquecimento Global

Realizou-se no dia 5 de Junho de 2007, na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira, uma conferência sobre Aquecimento Global, proferida pelo Professor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues.
Essa conferência esteve integrada nas comemorações da Escola, do dia Mundial do Ambiente organizada pelo nucleo de professores da Eco-Escola Vitorino Nemésio.
A organização da conferência surgiu no âmbito de um trabalho realizado por uma turma do 8º ano de Escolaridade, na Área de Projecto, levado a cabo pelas alunas Débora Godinho, Carolina Castro e Raquel Carmo.
A tónica da apresentação foi colocada no degelo das calotes polares e no impacto que esse degelo tem na subida do nível médio das águas do mar. À medida que ocorre o degelo, as águas do oceano vão armazenando mais calor, fazendo com que esse degelo não seja uma função linear com o tempo mas tendendo para um comportamento exponencial.
Algumas ilhas do Pacífico já começam a ter problemas com a subida do nível médio da água do mar, como as Tuvalu, outras já desapareceram como Lohachara na Índia.
Há necessidade urgente de encontrar alternativas para a queima dos combustíveis fósseis de modo a suavizar as alterações climáticas, já que neste momento é impossível evitá-las. Podemos sim, evitar que se tornem catastróficas, através do aproveitamento das energias renováveis como a eólica, a biomassa, a geotermia, a energia das marés e aproveitamento da energia solar térmica, por exemplo.

No final da apresentação a que assistiram cerca de 150 alunos, houve lugar ao esclarecimento de algumas questões.
Segundo as consultas realizadas pelos alunos do 8º Ano da Escola Secundária Vitorino Nemésio, as causa do aquecimentos global resultam da libertação de gases como o dióxido de carbono resultante das emissões dos veículos automóveis e da indústria. As consequências são o aumento até 6ºC da temperatura média da terra que derreterá as calotes polares, aumentando o nível médio das águas do mar, que por consequência, inundará parte de zonas habitáveis.
Neste contexto propõem reduzir a poluição atmosférica pela redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Afirmam, em termos de conclusão que "O aquecimento global não pode ser apagado, mas que podemos evitar que progrida".

No comments: