Friday, June 8, 2007

Explorar as PASE de 2007- A energia dos Pinguins (Primeiro Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de Matemática de 2007 do Primeiro Ciclo (ver posts anteriores).

11- Um pinguim para se movimentar precisa do dobro da energia que um cão necessitaria para efectuar o mesmo percurso. À energia de quantos cães corresponderia a energia gasta por cinquenta pinguins num dado percurso? Explica como encontraste a resposta, utilizando cálculos, desenhos ou palavras.

R :…………………………………………………………………………………



O pinguim-imperador é a maior ave da família dos pinguins. Os adultos podem medir até 1,1 metros de altura e pesar até 30 kg. Os machos desta espécie são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártida.
O pinguim-imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdómen, preto na cabeça e barbatanas. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos. A sua alimentação baseia-se em pequenos peixes, krill e lulas, que pescam em profundidades de até 250 metros. O pinguim-imperador pode ficar debaixo de água durante vinte minutos sem respirar.
O padrão reprodutivo desta ave é característico: as fêmeas põem um único ovo em Maio/Junho, no final do outono do Hemisfério Sul, que abandonam imediatamente para passar o inverno do Hemisfério Sul, no mar. O ovo é incubado pelo macho durante cerca de 65 dias, que correspondem ao inverno antártico. Para superar temperaturas de -40 ºC e ventos de 200 km/h, os machos amontoam-se e passam a maior parte do tempo dormindo para poupar energia. Eles nunca abandonam o ovo, que morreria de frio, e sobrevivem à base da camada de gordura acumulada durante o verão. A fêmea substitui o macho apenas quando regressa no princípio da primavera do Hemisfério Sul. Se a cria choca antes do regresso da mãe, o macho do pinguim-imperador alimenta o filho com secreções de uma glândula especial existente no seu esófago.

Na Antártida, os pinguins fazem desde sempre, longas marchas na procura de um par perfeito e começar uma família. Esse namoro começa com uma longa jornada, percorrendo centenas de quilómetros a pé continente adentro, sob temperaturas congelantes, ventos cortantes e águas traiçoeiras. Arriscam-se a passar fome ou a serem atacados por predadores, sob as piores condições existentes na Terra, para encontrar o seu par e alimentar seu filhote.
A Marcha dos Pinguins é o nome de um documentário científico, filmado próximo da base científica francesa Dumont d'Urville, na Antártida, sobre a extraordinária vida dos pinguins-imperadores. Foi premiado com um Oscar em 2006 (Melhor Documentário).

No comments: