Thursday, June 14, 2007

Explorar as PASE de 2007 - O Pólo Sul (Terceiro Ciclo)

Continua-se a explorar as PASE de matemática de 2007, do terceiro ciclo do ensino básico (ver posts anteriores).
4-O Pólo Sul foi atingido há 95 anos, a 14 de Dezembro de 1911, por Roald Amundsen.
4.1-Suponha que uma equipa de exploradores desembarcou numa região Antártica assinalada pelo ponto A, a 470 quilómetros do ponto B. Calcula que distância terão de percorrer a partir desse ponto até ao Pólo Sul (em linha recta) se o ângulo PÂB=30º e o triângulo da ABP for rectângulo em B. Apresenta todos os cálculos e o resultado arredondado às centésimas do quilómetro. Considere cos(30º)=0,866 e sin(30º)=0,500.
R: ________________________________________________

4.2 -Outra equipa de exploradores desembarcou no ponto C, a 1000 quilómetros do ponto D e a 1800 quilómetros do Pólo Sul. Sabendo que, por motivos logísticos, terão de passar por D, qual a distância mínima que terão de percorrer para alcançar o Pólo Sul, atendendo a que o triângulo CDP é rectângulo em D? Apresenta todos os cálculos e o resultado sob a forma de dízima, arredondado às décimas do quilómetro.
R: ___________________________________________________


O Pólo Sul Geográfico é o ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície. É a esse ponto que usualmente nos referimos como "pólo sul".
Os primeiros seres humanos a atingirem o pólo sul geográfico foram Roald Amundsen e seu grupo em 14 de Dezembro de 1911. O principal concorrente de Amundsen, Robert Falcon Scott, alcançou o pólo um mês depois. Na viagem de volta Scott e os outros quatro membros do seu grupo morreram de fome e frio extremo. Várias expedições atingiram o Pólo Sul por via terrestre. Os lideres de algumas das primeiras destas expedições foram, por ordem: Amundsen, Scott, Hillary, Fuchs, Havola, Crary, Fiennes. O almirante norte-americano Richard Byrd tornou-se, a 29 de Novembro de 1929, a primeira pessoa a sobrevoar o Pólo Sul.
Actualmente, a Antártida está localizada sobre o Pólo Sul, contudo não foi sempre assim durante toda história da Terra, devido à deriva continental.
O Pólo Sul Magnético é um dos dois pólos do campo magnético terrestre. Encontra-se perto do Pólo Sul Geográfico, mas a sua posição exacta sofre uma gradual deslocação, à medida que se altera o campo magnético terrestre.
No sentido estritamente magnético, o pólo Sul magnético, é um pólo norte. Chama-se Sul, por se encontrar na proximidade do pólo Sul geográfico.
O conhecimento da posição geográfica ou magnética dos pólos é importante para a nossa orientação à superfície do planeta. A ideia de determinar a nossa posição este-oeste veio do Egipto, do astrónomo grego Ptolomeu, que nasceu há cerca de 2170 anos. Ptolomeu lembrou-se de passar pelo Pólo Norte e pelo Pólo Sul círculos verticais a que chamou meridianos. A posição destes meridianos era medida em relação ao meridiano dos Zero Graus que passava num ponto escolhido sobre o equador. Para Ptolomeu o meridiano zero passava pelas ilhas Canárias. Mas como esta decisão é arbitrária, ao longo da história, reis e ministros foram fazendo passar o meridiano dos Zero Graus pelos Açores, Cabo Verde, Roma, Paris, Pisa, Filadélfia e Londres. Hoje passa pelo Observatório de Greenwich, a Este de Londres.

Recentemente e continuando com a vocação portuguesa de desafiar o mar. Três aventureiros portugueses percorreram quase 20 mil milhas naúticas, mais de 35 mil quilómetros, com o único objectivo de navegar na Antárctida desafiando o frio, o vento, o mar e a solidão de um lugar inóspito mas «fascinante». José Inácio Júnior, o capitão, Ana Paula Vizinho e Nuno Torres, os tripulantes, levaram o veleiro «Lili II» até muito próximo do Círculo Polar Antárctico.

No dia 16 de Fevereiro deste ano, os velejadores deixaram o Antárctico e iniciaram o regresso a Lisboa. A viagem foi um pouco mais demorada, cerca de quatro meses, apesar de terem feito menos escalas e passado 40 dias consecutivos a navegar. Depois de Buenos Aires, Argentina, e de novo na costa do Brasil, tentados por mais uma reentrância marítima, percorreram a Lagoa dos Patos, a maior lagoa de água doce do mundo com 170 milhas de navegação, situada entre o Rio Grande e Porto Alegre. Aqui viveram «dias inesquecíveis» de grande convívio e gastronomia. Foi também aqui que Filipe Palma se despediu dos restantes. Seguiram-se paragens em Angra dos Reis, «um lugar tão bonito que ninguém pode ficar indiferente» e Salvador, de onde zarparam no dia de Páscoa com destino à ilha de Guadalupe nas Caraíbas e depois aos Açores, com paragem obrigatória no famoso Peters, no Faial.
Bem longe dos mares do Sul, no Faial, Açores, Altino Goulart, um rádio-amador estabelecia quase diariamente contacto com o «Lili II» e dinamizava o fórum com as coordenadas da embarcação e com o relato de alguns episódios vividos a bordo.

No comments: