Monday, August 25, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Prática desportiva versus sedentarismo (2º Ciclo)

6. O Manuel preparou o seguinte programa de actividades físicas para praticar durante a semana:
Na Segunda-feira pratica: bicicleta, remo, tapete e piscina.
Na Quarta-feira pratica: remo, tapete, piscina e bicicleta.
Na Quinta-feira pratica: tapete, piscina, bicicleta e remo.
Que sequência de exercícios fará o Manuel à Sexta-feira?
________________________________________

8. Os utentes do ginásio "Bem Estar" estavam numa aula de ginástica, organizados aos pares, como na figura.
O João calculou o número total de pessoas aí presentes, da seguinte forma: (4x3)x2. Explica como raciocinou o João?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

9. O José, o Luís, o Carlos e o Francisco, nas aulas de Educação Física, usam sempre um equipamento numerado.



Combina os algarismos representados nas camisolas dos quatro alunos, de modo a que resulte o maior número de quatro algarismos, divisível por dois.


10. O João e o Carlos têm por hábito andar de bicicleta ao fim de semana, durante cerca de uma hora. O João costuma percorrer 15 km e perde cerca de 444 kcal. Durante o mesmo tempo a pedalar, o Carlos perde 1/3 das kcal do João.


Quantas kcal perde o Carlos? Apresenta todos os cálculos que efectuaste.
_________________________________________________


Exploração
Na tese de mestrado de Nuno Eduardo Marques de Loureiro intitulada "A SAÚDE DOS JOVENS PORTUGUESES: PRÁTICA DESPORTIVA E SEDENTARISMO" refere-se que o estilo de vida activo estabelece uma relação estreita entre o lazer e a saúde, associando-se à qualidade de vida do sujeito, no qual a actividade física assume uma componente essencial.
No séc. XX verificou-se uma redução drástica da frequência e intensidade da actividade física do ser humano ao longo da sua vida, o que teve um impacto significativo nos indivíduos e na sociedade. Ser sedentário não é um comportamento natural, e conduzirá o homem a um menor desenvolvimento em todos os seus domínios (mental, psicológico, cognitivo e emocional). Como comportamento contra-natura que é, vai ser factor de doença.A necessidade das actividades físicas diárias tem sido gradualmente reduzida, devido à mecanização e automatização do trabalho e do lazer. Este aspecto assume importância acrescida pois, segundo Barata (2003), Portugal é o país mais sedentário da União Europeia, quer em termos de actividade física informal quer organizada.
Baixos níveis de actividade física de crianças e jovens estão associados à inactividade física em adultos. Para Aarnio (2003) os indivíduos que realizam actividade física de forma regular na adolescência têm maior probabilidade de continuar a realizá-la, em adultos. O sedentarismo da juventude é multifacetado e não pode ser representado apenas por um comportamento como o de ver televisão dado que a actividade física e o comportamento sedentário não são dois lados da mesma moeda.


Combater a obesidade é também combater o sedentarismo e promover a prática desportiva.

No comments: