Tuesday, August 26, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Obesidade nos Açores (2º Ciclo)

13. Um estudo revelou que a razão entre os alunos obesos (com peso que já prejudica a saúde) e os que têm excesso de peso, numa escola dos Açores, é de 65/100 avos . Torna esta fracção irredutível.
_______________________________________

Exploração
As crianças açorianas conseguem ser mais obesas do que as europeias e norte-americanas, de acordo com o especialista do Hospital de Ponta Delgada, Rui César. A obesidade é já considerada pela Organização Mundial da Saúde como a “epidemia do século XXI”
A obesidade afecta nos Açores um em cada dois adultos e uma em cada três crianças, de acordo com o gestor do Programa Regional de Luta Contra a Obesidade, Rui César. Ainda de acordo com esse especialista, a obesidade tem vindo a aumentar nos Açores tanto em adultos como nas crianças. Rui César lembra que a obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a “epidemia do século XXI”. “Parece estranho a muita gente que há vinte ou trinta anos atrás estivessem os governos e as entidades ligadas à saúde preocupadas com a desnutrição e com as graves repercussões dessa situação na saúde, e hoje, passado tão pouco tempo, os mesmos governos e as mesmas entidades estejam preocupadas com os efeitos nocivos do excesso de peso sobre a saúde". O especialista recorda que o baixo peso é muito prejudicial à saúde, que o peso normal é benéfico e que a pré-obesidade e a obesidade não trazem saúde, mas sim doença.
A seguir à obesidade surgem a diabetes, a hipertensão, as doenças osteo-articulares, os cancros, a baixa auto-estima, entre outras. Por outro lado, diminui a esperança de vida e é afectada a sua qualidade. Rui César lembra que a obesidade tem como causa desencadeante um excessivo consumo alimentar e uma baixa actividade física.” Se estas duas componentes forem revertidas a situação de obesidade cura-se". O Programa de Luta Contra a Obesidade tem tentado, através de vários organismos, tais como as secretarias regionais da Saúde, e da Educação e Desporto, alertar para os perigos associados à obesidade e para a necessidade de se tomarem medidas preventivas.
Os especialistas aconselham por isso trinta minutos de exercício diário. Neste momento, existem no país quatro milhões de portugueses que apresentam peso a mais e o risco de desenvolver doenças. No contexto europeu, são milhões os diabéticos ou potenciais diabéticos, o que já levou a União Europeia a tomar medidas para combater esta “verdadeira praga”.
A obesidade é uma epidemia, sendo já considerada pela Organização Mundial de Saúde como a doença do século XXI. Alguns especialistas atribuem este facto à ocidentalização.O mundo moderno traz obesidade, ou seja, quanto mais as cidades se urbanizam e os aparelhos ficam cada vez mais confortáveis, nomeadamente telemóveis, comandos à distância ou automóveis, mais aumenta a prevalência da obesidade. Os hábitos alimentares e a diminuição de gastos de energia contribuem também para o aumento da gordura. A obesidade mata em Portugal cerca de 1500 pessoas todos os anos, de acordo com dados do último estudo realizado. São gastos com esta patologia cerca de 500 milhões de euros anuais.

No comments: