Monday, August 25, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Percentagem de massa gorda (2º Ciclo)

2. O Senhor António está preocupado com a sua saúde e pensou fazer uma dieta. Para tal, consultou o seu médico.
2.1. O senhor António tem 55 anos e pesa 80 kg. Considerando que este senhor tem 20 kg de massa gorda, determina a percentagem de massa gorda que ele tem no organismo.
Indica os cálculos que tiveste que efectuar.

___________________________________________________

2.2. A tabela seguinte informa-nos sobre a percentagem ideal de massa gorda, para indivíduos com mais de 20 anos.

De acordo com a tabela, que conclusão tirarias sobre a "gordura" da filha do senhor António, com 25 anos de idade, e uma percentagem de massa gorda de 14%?
Fundamenta a tua resposta.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________

Exploração
No nosso organismo existem pontos que são mais propensos à acumulação de gordura. É onde se encontra o maior número de adipósitos que, nada mais são do que células onde as gorduras são depositadas e armazenadas pelo organismo. Com o passar dos anos, as pessoas que que se preocupam pouco com o seu corpo, tendem a assumir a forma de frutas. O homem assume o formato de uma maçã e as mulheres o formato de pêra. As pernas ficam mais finas em relação ao tronco e o tronco fica arredondado, no caso dos homens e os ombros ficam mais finos em relação ao quadril que, por sua vez, fica bastante avantajado, no caso das mulheres. A gordura armazenada funciona como uma reserva do organismo que somente tende a ser utilizada quando outros recursos energéticos estão esgotados no organismo. Cada grama de gordura produz nove calorias.
Para que estas calorias sejam utilizadas como fonte energética deve haver um desequilíbrio calórico, ou seja, o corpo deve gastar mais calorias do que consome.
Os regimes dietéticos radicais são encarados pelo organismo como uma doença. O organismo baixa o metabolismo e economiza gordura. Um indivíduo começa a perder massa magra, ou seja, massa muscular enquanto a gordura permanece. O correcto, para controlar o peso é aliar exercícios físicos a uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes. Assim irá ocorrer o deficit calórico e as gorduras irão ser “queimadas”, utilizadas como fonte de energia onde quer que elas estejam.
A ideia de que uma criança gorda joga pior do que os colegas e que, por isso, vai para a baliza, é totalmente errada. É amiúde constactado, por vários estudos, que os ditos gordos têm capacidades físico-motoras e desempenhos desportivos iguais ou melhores que as crianças de compleição equilibrada e magros.
A aptidão física "AF" é um tema e também um objectivo recorrente da Educação Física escolar. Juntamente com outros grandes objectivos, como os da aquisição de conhecimentos sobre a corporalidade e a aprendizagem de movimentos, a aptidão física foi sempre umas das metas fundamentais da Educação Física. Porém, a operacionalização do conceito de “aptidão física” - ou seja, componentes e formas de avaliação – tem sido um continuado tema de controvérsia e de debate entre os educadores físicos.
Basicamente, as componentes importantes da composição corporal para a AF são a massa óssea, a massa muscular e massa adiposa.
A densidade óssea é um factor importante no planeamento da prescrição do exercício físico de idosos. O exercício adequado favorece a densidade e a robustez óssea, mas o exercício inadequado é prejudicial em muitas situações. É o caso de pessoas com osteoporose, doenças reumáticas (principalmente em fases de inflamação aguda) e degenerativas dos tecidos ósseo, muscular e conjuntivo.
A massa muscular é importante para o desempenho em actividades do dia-a-dia e é determinante em muitas actividades desportivas.
A percentagem de massa gorda (MG), ao contrário do que pode ser o senso comum, não se correlaciona directamente com a menor capacidade desportiva. No entanto, a valorização social negativa do gordo condiciona e penaliza muito as crianças e jovens que apresentem esse aspecto corporal.
Relativamente à saúde, é sabido, por quase todos, que a gordura em excesso – ou, mais concretamente, a obesidade - se associa significativamente a outras doenças como a diabetes e patologias cardiovasculares. Em todo o caso, há estudos que demonstram a diminuição da capacidade imunitária, quando pessoas perdem peso e massa adiposa. Esta situação ocorre, com mais frequência, durante e após o emagrecimento brusco, por dieta muito pobre em hidratos de carbono (doces, massas, arroz, batata).
Questões de valorização social, aptidão física, massa corporal, massa gorda, etc, podem ser abordadas em simultâneo em disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Educação Física, numa transdisciplinaridade saudavel e criativa.

No comments: