2.1. O senhor António tem 55 anos e pesa 80 kg. Considerando que este senhor tem 20 kg de massa gorda, determina a percentagem de massa gorda que ele tem no organismo.
Indica os cálculos que tiveste que efectuar.

De acordo com a tabela, que conclusão tirarias sobre a "gordura" da filha do senhor António, com 25 anos de idade, e uma percentagem de massa gorda de 14%?
Fundamenta a tua resposta.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
Para que estas calorias sejam utilizadas como fonte energética deve haver um desequilíbrio calórico, ou seja, o corpo deve gastar mais calorias do que consome.
Os regimes dietéticos radicais são encarados pelo organismo como uma doença. O organismo baixa o metabolismo e economiza gordura. Um indivíduo começa a perder massa magra, ou seja, massa muscular enquanto a gordura permanece. O correcto, para controlar o peso é aliar exercícios físicos a uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes. Assim irá ocorrer o deficit calórico e as gorduras irão ser “queimadas”, utilizadas como fonte de energia onde quer que elas estejam.


A densidade óssea é um factor importante no planeamento da prescrição do exercício físico de idosos. O exercício adequado favorece a densidade e a robustez óssea, mas o exercício inadequado é prejudicial em muitas situações. É o caso de pessoas com osteoporose, doenças reumáticas (principalmente em fases de inflamação aguda) e degenerativas dos tecidos ósseo, muscular e conjuntivo.
A massa muscular é importante para o desempenho em actividades do dia-a-dia e é determinante em muitas actividades desportivas.
A percentagem de massa gorda (MG), ao contrário do que pode ser o senso comum, não se correlaciona directamente com a menor capacidade desportiva. No entanto, a valorização social negativa do gordo condiciona e penaliza muito as crianças e jovens que apresentem esse aspecto corporal.
Relativamente à saúde, é sabido, por quase todos, que a gordura em excesso – ou, mais concretamente, a obesidade - se associa significativamente a outras doenças como a diabetes e patologias cardiovasculares. Em todo o caso, há estudos que demonstram a diminuição da capacidade imunitária, quando pessoas perdem peso e massa adiposa. Esta situação ocorre, com mais frequência, durante e após o emagrecimento brusco, por dieta muito pobre em hidratos de carbono (doces, massas, arroz, batata).
No comments:
Post a Comment