Tuesday, August 26, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Consumo de água e diabates (2º Ciclo)

12. Por ser um bem essencial à vida, recomenda-se a ingestão diária de água na ordem dos 1,5 decímetros cúbicos a 3 decímetros cúbicos. Qual dos recipientes – A, B ou C – poderá conter a quantidade mínima de água que deve ser ingerida diariamente? Apresenta todos os cálculos que efectuaste.

É o recipiente ________.

Exploração

Beber água é fundamental para manter o organismo hidratado e a saúde em dia, mas com a correria do dia-a-dia esquecemo-nos da importância que é ingerir líquidos, principalmente a água. Quando o corpo está desidratado problemas sérios de saúde podem acontecer, como boca seca, lábios gretados, confusão mental e diminuição da urina. Além disso, a desidratação reduz os níveis de importantes minerais no organismo, como o cloreto de sódio ou sais de potássio, entre outros.
A água é um elemento crucial para a boa saúde das pessoas, mas para os portadores do diabetes tipo 2 pode ser uma forma de salvar a vida. A quantidade de água que se deve beber, depende da constituição física, do nível de actividade e da humidade relativa do ar. A diabetes do tipo 2, é muito frequente em indíduos obesos.

O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina. Por tudo isto, os especialistas tem recomendado que se beba pelo menos 2 litros de água por dia. Perante tal facto, são enumeradas três razões principais para convencer os portadores de diabetes a ingerir muita água ao longo do seu dia.
A falta de água no organismo de um portador de diabetes pode resultar em hiperglicemia, que é o aumento da taxa de açúcar no sangue.
A desidratação relacionada com os exercícios físicos ocorre mais rapidamente nos portadores de diabetes e tem nestes, consequências graves. Isso ocorre porque o organismo requer mais água para nivelar o açúcar no sangue. Por isso, é extremamente importante beber água, antes, durante e depois de praticar exercícios físicos.
A Síndrome Hiperosmolar Hiperglicémica, apesar de ser relativamente raro, tem como consequências mais graves a desidratação nos portadores do diabetes tipo 2, como alterações nas funções dos rins, coma, e até mesmo a morte. A melhor maneira de prevenir essas complicações é a ingestão abundante de água. Para impedir complicações mais graves, os pacientes devem monitorizar os níveis de açúcar do sangue regularmente.

O conceito de volume é facilmente aplicável ao comportamentos de líquidos e à avaliação da capacidade de recipientes. Se simultâneamente se aproveitar a oportunidade para explorar a ingestão de água, contribui-se para uma formação multidisciplinar dos jovens.

Na literatura, a temática da resolução de problemas refere-se maioritariamente a aspectos técnicos (metodologias de resolução, dificuldades encontradas, diferenças de resolução entre “experientes” e “novatos", etc) existindo poucos trabalhos que concretizem uma dada situação em contextos reais, pelo que se considera oportuna tal abordagem .A ciência está em todo o lado, à nossa volta, encontrando-se numa multiplicidade de espaços que constituem autênticos laboratórios.

No comments: