Monday, August 25, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Composição dos alimentos (2º Ciclo)

4. A Júlia tem de comer numa refeição cereais, queijo fresco, sumo de laranja e pão integral. Na tabela abaixo, pode observar-se a composição de uma das refeições.

Sabendo que 100 gramas de cereais fornecem ao organismo 15 gramas de fibras, que quantidade de fibras ingere a Júlia nessa refeição, associada aos cereais? Apresenta todos os cálculos que tiveste que efectuar.

__________________________________________________

Exploração

As fibras alimentares não fornecem nutrientes ao organismo, no entanto são um elemento essencial na dieta.
As fibras, que formam o esqueleto dos vegetais, são constituídas de celulose e outros elementos que não se conseguem digerir.
As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam a prisão de ventre e outros problemas.

No entanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais.
Na tabela, que pode ser econtrada na página http://www.azeite.com.br/article.php?recid=784 apresenta-se a composição em gramas de fibra de alguns alimentos. Os valores anteriormente referidos podem ser utilizados para elaborar, em contexto real, alguns problemas matemáticos.

No comments: