Sunday, August 31, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Pirâmide alimentar e roda dos alimentos (3º Ciclo)

3-Uma "pirâmide alimentar" é tradicionalmente representada por um triângulo isósceles. Na imagem vemos o exemplo de uma "pirâmide alimentar". Sabendo que a base do triângulo tem 10 centímetros e que a altura do mesmo é de 14 centímetros, determina, em graus, a amplitude do ângulo ABC apresentando o resultado arredondado às décimas. Apresenta todos os cálculos efectuados. 1. Na figura, está representada uma circunferência, de centro O, em que:
• A, B, C e D são pontos da circunferência
• o segmento de recta [BA] é um diâmetro;
• E é o ponto de intersecção das rectas OC e BD
• o triângulo [BOE] é rectângulo em E;
• BÂC = 25º. 1.1. Justifica que a amplitude do arco BC (na figura a traço mais grosso) é de 50 graus.

1.2- Determina a amplitude, em graus, do ângulo ABD. Apresenta todos os cálculos que efectuaste.

5-Na roda dos alimentos representada na figura, podemos observar as quantidades dos diversos alimentos que devem ser consumidos diariamente. Alguns valores da figura estão apresentados em percentagem e outros em graus.


5.1. Com base na informação da figura, calcula a percentagem de produtos lácteos (lacticínios) que deve ser ingerida diariamente. Apresenta todos os cálculos que efectuaste.

5.2. Se, num dia, forem consumidos 2000 gramas de alimentos, quantos gramas de produtos hortícolas deverão ter sido consumidos? Apresenta todos os cálculos que efectuaste.


Exploração

Em Portugal, usa-se mais o conceito de roda dos alimentos do que o conceito de pirâmide alimentar, que corresponde mais a uma representação triangular hierárquica do que efectivamente a uma pirâmide.
As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 70. Desde então, periodicamente surgem novos esquemas, adaptados aos hábitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas científicas. Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos(o UEDA), montou o primeiro esquema em forma de pirâmide. Nele, incentivava-se a ingestão de carbohidratos - como massas, pães e cereais - em vez de gorduras.
A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.
Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses.
Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.
A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:
Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Hortícolas – 23%
Fruta – 20%
Lacticínios – 18%
Carne, pescado e ovos – 5%
Leguminosas – 4%
Gorduras e óleos – 2%
Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.
No site da Direcção-Geral da Saúde estão disponíveis mais informações sobre a roda dos alimentos e outras informações sobre alimentação, tais como: as recomendações nutricionais e alimentares para a população portuguesa, princípios para uma alimentação saudável, como diminuir o consumo de gordura, açúcar e sal, e como aumentar o consumo de hortaliças, legumes e frutos.
Do ponto de vista da matemática poder-se-ão explorar as equivalências, em termos de áreas relativas, ocupadas pelos vários tipos de alimentos quer na roda dos alimentos quer na pirâmide alimentar. Esse tipo de comparações permite aplicar um vasto conjunto de conceitos matemáticos que vão da álgebra à geometria.

É também possível explorar as diferenças entre a pirâmide alimentar da UEDA e a pirâmide alimentar mediterrânea, uma vez que Portugal e consequentemente os Açores, tem muitas das características desse tipo de alimentação.

No comments: