Monday, August 25, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Controlo pessoal do peso e representações sociais (2º Ciclo)

7. Depois dos bodos, o João decidiu pesar-se, uma vez que tinha exagerado na alimentação durante essas festas.

7.1. Observa a figura e diz quantos quilogramas pesa o João (o ponteiro da balança, para medir o peso, roda no sentido dos ponteiros do relógio).
__________________________________________________
7.2. Indica o teu peso em quilogramas. Desenha na balança o ponteiro na posição que corresponde ao teu peso. Se não souberes o teu peso, representa, na balança o peso de 80 kg.
___________________________________________________
7.3. Indica a tua altura em centímetros. Calcula a razão entre a tua altura (centímetros) e o teu peso (em kg). Caso seja necessário, apresenta o resultado, arredondado às unidades. Se não souberes a tua altura nem o teu peso, admite para o cálculo dessa razão, um peso de 50 kg e uma altura de 150 centímetros.
___________________________________________________


11. O João, por não se sentir bem fisicamente, foi ao ginásio pedir para lhe fazerem uma avaliação da sua condição física. O professor deu-lhe um plano para ele perder os 15 kg que tinha em excesso. Na primeira semana, perdeu 1/5 do peso que tinha em excesso e, na segunda semana, perdeu mais 1/3 do peso inicial que tinha em excesso.
11.1. Em que semana perdeu mais peso? Justifica a tua resposta.
_________________________________________
________________________________________


11.2. O que representa a expressão: 15x(1/5+1/3)?_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________


11.3. Calcula o valor da expressão numérica referida na alínea anterior.
_______________________________________

Exploração

O sucesso em manter o peso, após o emagrecimento pode ser influenciado pelas representações sociais de cada indivíduo. A conclusão é da nutricionista Andréia Moutinho na sua tese de mestrado intitulada "Representações sociais do peso corporal: O quê e quem o discurso revela".

As representações sociais, segundo a pesquisadora, são todos os valores de uma pessoa que vão desde a formação psíquica à ideológica.
Ela constactou que as pessoas que mantêm o peso possuem representações sociais "bastante similares acerca do emagrecer e do comer, e que tais representações parecem influenciá-los a continuar a manter o seu peso".

Para Andréia Moutinho, o sucesso na adopção de qualquer tentativa para emagrecer está na mudança do perspectiva, ou seja, "entender que emagrecer é um processo, e o que se busca na verdade, é manter o peso". E mais: "a atenção do profissional e do paciente deve voltar-se para isso, pois somente a perda de peso mantida é que é benéfica à saúde e não o emagrecimento em si". Contudo, a investigadora observa que estamos num mercado imediatista: de respostas rápidas para problemas crónicos, do tipo: "'Emagreça tantos quilos numa semana', este é o slogan vendido, sem a responsabilidade do pós-emagrecimento, ou seja, sem compromisso com a saúde". A nutricionista lembra que há fenómenos de saúde construídos socialmente. A obesidade é um deles. "Actualmente, a sociedade promove mais a obesidade do que a previne. Por outro lado, somos tratados como consumidores da estética e ocupamos o desconfortável espaço entre o que é recomendado e o que é vendido." Com isso, as representações sociais influenciam as pessoas em estratégias duradouras ou temporárias para o controle do peso. "Não basta conhecer o valor calórico dos alimentos para mudar o hábito alimentar. Vai mais além. É importante que a pessoa compreenda aspectos subjectivos do consumo alimentar e encontre estratégias de defesa contra este ambiente obesogênico em que vivemos." Como proposta, Andréia Moutinho recomenda o conhecimento das representações sociais do comer e do emagrecer dos alunos e a partir disso auxiliá-los a conquistar a autonomia no controle do peso.

No comments: