Sunday, June 29, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Consumo de água (Primeiro Ciclo)

10. Por ser um bem essencial à vida, recomenda-se às crianças, entre os 6 e 10 anos, o consumo diário de água, entre 0,75 litros e 1,5 litros.
10.1-Se possuíssemos um garrafão de 60 litros de água e bebêssemos 1,5 litros por dia, para quantos dias daria essa água? Apresenta os cálculos ou justifica a tua resposta. Podes também apresentar esquemas ou desenhos para responderes à questão.

__________________________________________________

10.2- Numa casa com 6 pessoas, onde cada uma consome 1,5 litros de água por dia, que quantidade de água é consumida num dia? Apresenta os cálculos ou justifica a tua resposta com palavras, desenhos ou esquemas.

_______________________________________________

10.3. Quantos mililitros são 1,5 litros de água?
____________________________________________

10.4- Na tua opinião, os adultos devem beber mais água do que as crianças? Justifica a tua resposta.

__________________________________
____________________________________

Exploração
Para entendermos porque é que a água é tão importante para a saúde precisamos compreender o seu papel no organismo. Mais de 75% do nosso cérebro é composto por água, assim como aproximadamente 80% do sangue e 70% dos músculos.
Cada sistema do organismo humano depende da água. Ela é responsável por:
Regular a temperatura corporal,
Remover produtos indesejáveis do metabolismo,
Transportar nutrientes e oxigênio para as células,
Proteger as articulações,
Evitar a obstipação,
Reduzir o trabalho dos rins e fígado, ajudando a eliminar algumas toxinas do organismo, e,
Ajudar a solubilizar e permitir a utilização de vitaminas, minerais e outros nutrientes pelo organismo.

A ingestão de quantidades insuficientes de água pode causar a desidratação. Até mesmo desidratações leves, como a perda de 1-2% do peso corporal, podem trazer problemas. O não consumo de água constitui um risco para a saúde, principalmente em crianças e idosos.
Os principais sinais e sintomas de desidratação são:
Dificuldade de concentração,
Cefaléias,
Irritabilidade, e,
Fadiga.
Além de manter o funcionamento normal do organismo, alguns estudos sugerem que a água pode ajudar a prevenir algumas doenças. Pessoas que apresentam cálculos renais podem evitar o desenvolvimento de novos cálculos através da ingestão de maiores quantidades de líquidos. Um estudo demonstrou que as mulheres que bebem mais de 5 copos de água por dia apresentam um risco de cancro do cólon 45% menor do que aquelas que ingerem apenas 2 copos ou menos de água por dia.
Também existem evidências cientificas que apontam que o consumo de água pode prevenir o cancro de bexiga. Um estudo com mais de 47.000 homens que ingeriam uma média de mais de aproximadamente 2 litros de líquidos por dia, incluindo água, demonstrou que estes possuíam um menor risco de cancro da bexiga que os indivíduos que consumiam menos da metade desse volume.

Qual é então a quantidade de água recomendada por dia?
Em média, a maioria dos adultos perde cerca de 10 copos (2,4 litros) de líquidos por dia através do suor, respiração, urina e fezes. Para compensar essa perda, sugere-se um consumo de 10 copos de água por dia. Embora a água geralmente seja a melhor opção, tomar água não é a única forma de repor as perdas líquidas. É possível obter-se água a partir de outras bebidas e alimentos. A quantidade de água que se necessita por dia depende da alimentação, género, grau de actividade física, clima, saúde, idade e medicações utilizadas.
A actividade física que aumenta a sudorese exige um maior consumo de líquidos, assim como as temperaturas ambientais altas, climas húmidos e altitudes elevadas.


“Beba muitos líquidos” é a recomendação clássica quando se está com febre, diarréia, constipações ou com outro problema de saúde. A água ajuda a controlar a febre e a repor os líquidos perdidos, além de ajudar a fluidificar as secreções. Com algumas medicações, pode ser necessário reduzir a ingestão de líquidos. Se se tomam diuréticos, por exemplo, o médico pode pedir-lhe para reduzir o consumo de líquidos para evitar a perda de grandes quantidades de sódio através da urina.
O National Research Council (NRC) aconselha o consumo de 1 mL de água para cada caloria consumida. Essa valor não deve ser utilizado para as grávidas ou mulheres em amamentação, crianças e idosos com problemas de saúde. Segundo o NRC, um homem comum - que queima em média 2.900 calorias diariamente – deve ingerir 2.900 mL de água por dia, o que corresponde a aproximadamente 12 copos de água. A mulher – que consome cerca de 2.200 calorias diárias – precisa consumir á volta de 2.200 mL de água por dia, aproximadamente 9 copos. Para facilitar os cálculos: um copo equivale a 236 mL de água.
Mas esses copos não precisam ser necessariamente de água?
Os alimentos sólidos também contêm água. Numa dieta comum, os alimentos fornecem cerca de 3 a 4 copos de água por dia. Tendo em vista que os homens geralmente são maiores e têm maior massa muscular que as mulheres, geralmente precisam consumir maiores quantidades de água.
Também se pode ingerir parte da água através de outros líquidos, como o leite, sumos e sopas, mas há que ter cuidado com o consumo de bebidas com cafeína, refrigerantes com açúcar e álcool. A cafeína promove uma desidratação leve e grandes quantidades dessa substância pode causar ansiedade, irritabilidade, insónias e elevação da pressão arterial. O álcool, além de facilitar a desidratação, é uma droga que pode prejudicar o desempenho físico e mental, estando associado a um maior risco de determinadas doenças. Os refrigerantes contêm açúcar e outras calorias que podem causar aumento de peso e problemas dentários. Deve-se beber mais água quando se praticam atividades em climas húmidos ou quentes.

No comments: