Sunday, June 29, 2008

Explorar as PASE de Matemática de 2008 (Obesidade)

Em 2008, as Provas de Avaliação Sumativas Externas de Matemática, realizadas pela Secretaria Regional de Educação e Ciência, centraram-se na temática do excesso de peso e obesidade.
Segundo a Direcção Regional de Educação, "A obesidade infantil é um problema extremamente preocupante - o número de crianças com excesso de peso ou obesas está a aumentar à razão de 400 000 por ano na Europa. As crianças obesas não só padecem de problemas de saúde como a diabetes e perturbações hepáticas quando ainda são jovens, como também é provável que venham a estar expostas a um risco acrescido de doenças coronárias, cancro, hipertensão, acidentes vasculares-cerebrais e depressão à medida que envelhecem (Markos Kyprianou, Comissário Europeu da Saúde)".
Os valores apresentados nesta prova foram próximos dos reais, no entanto, e para facilidade de cálculos foram feitas algumas aproximações.
"A Secretaria Regional da Educação e Ciência entendeu ser necessário contrariar a taxa de crescimento da pré-obesidade e da obesidade nos Açores e contribuir para diminuir os riscos de saúde que lhe estão associados".
Nos postes seguintes explorar-se-ão as questões colocadas no âmbito dessa temática, de modo a contribuir com alguns dados e perspectivas que permitam uma exploração mais abrangente do assunto, tanto na área disciplinar da matemática como em áreas tranversais de ensino.
Apesar desta temática não ser da mesma natureza que os outros postes deste blog, pretendeu-se dar continuidade a esta abordagem, dado o sucesso de consulta das temáticas das PASE do ano anterior, centradas na temática dos ambientes polares, em alusão ao Ano Polar Internacional. Achou-se por bem, ter aqui agrupada a temática das PASE de Matemática deste ano, por facilidade de consulta.

No comments: