Sunday, June 29, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Exercício Físico (Primeiro Ciclo)

4. O João sabe que a prática desportiva ajuda a perder o excesso de peso que tem. Decidiu praticar atletismo no bairro onde mora, efectuando todos os dias o trajecto que vai desde a sua casa à casa do Luís, passando pela casa da Joana, e regressando ao ponto de partida.





4.1. Que distância, em metros, percorre o João, por dia? Apresenta todos os cálculos. Podes também apresentar esquemas ou desenhos para responderes à questão.



4.2. Indica o nome da figura geométrica formada pelo trajecto diário do João. ______________________________________________



4.3. O António também decidiu praticar atletismo. Percorre todos os dias uma distância de 450 m. Que distância percorre o António ao fim de sete dias? Apresenta todos os cálculos. Podes também apresentar esquemas ou desenhos para responderes à questão.

12. No seu exercício matinal, o João corre num cerrado como o da figura:
Calcula, em metros quadrados, a área do cerrado.

Exploração

O exercício físico tem sido indicado como um mecanismo para a redução da gordura corporal e o controle de peso.
A prevenção da obesidade consiste em equilibrar a ingestão calórica dos indivíduos com o gasto energético. Quando um indivíduo é obeso precisa além de um programa de exercícios uma orientação dietética adequada. Dependendo das limitações e do nível de aptidão dos indivíduos, deve-se preferir exercícios de intensidade moderada a alta para que o trabalho não seja muito prolongado. As recentes recomendações sugerem que o exercício aeróbio se apresenta como a melhor escolha em programas de redução da gordura corporal e principalmente na manutenção do peso.

A estratégia para a prescrição de exercícios físicos requer o conhecimento dos efeitos da duração, intensidade, massa muscular envolvida, além da composição corporal e do gasto energético provocado pelos exercícios que estão sendo propostos. Ainda é muito importante a associação de exercícios com dieta adequadamente orientada.
O gasto calórico durante as actividades físicas varia com a dosagem (intensidade e duração) do esforço e do peso do indivíduo, entre outros factores. Pessoas mais pesadas gastam mais calorias do que as pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento corporal. A recomendação actual para o controle do peso corporal é de três sessões por semana que represente pelo menos 1000 Kcal/semana com actividades moderadas. Isto pode ser conseguido, por exemplo, com 6 ou 7 caminhadas de 30 minutos durante a semana. O ideal é que um adulto jovem acumule um gasto semanal em actividades físicas de moderada intensidade da ordem de 2000 Kcal/semana, podendo chegar até 3500 kcal/semana. A partir deste ponto os ricos de lesão são maiores do que os benefícios.

O exercício é importante para conseguir o balanço calórico negativo apropriado. Contudo, indivíduos sedentários não são capazes de realizar exercícios em altos níveis de gasto energético, e por isso necessitam acumular um grande período de actividade durante a semana para efetivamente perder gordura corporal. Por exemplo, caminhar a 5,5 Km/h queima somente 3,3 Kcal por minuto acima do gasto dos valores de repouso num indivíduo de 70 Kg (um indivíduo mais pesado gastará mais proporcionalmente). Se o mesmo indivíduo corresse a 11 km/h ele queimaria calorias 4 vezes mais rápido. Para cada quilometro percorrido, pelo corredor, comparado com quem caminha e vence a mesma distância o quádruplo de energia é gasto por unidade de tempo. Um erro comum é assumir que a caminhada e a corrida queimam o mesmo número de calorias por quilometro. Isso refere-se ao número absoluto de calorias, incluindo aquelas relacionadas com o metabolismo de repouso. Desde que caminhar tome mais tempo para percorrer um quilometro, queima mais calorias associadas com o componente de repouso do que os corredores, resultando num total similar por quilometro. Para efeitos de perda de peso, contudo, somente as calorias exclusivas devem ser consideradas.

No comments: