Sunday, June 29, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Medida da circunferência abdominal (Primeiro Ciclo)

6. Uma forma de medir a obesidade é medindo o comprimento da circunferência à volta da cintura, como se exemplifica na figura seguinte:


6.1. Como se chama a medida do comprimento da circunferência à volta da cintura? ______________________________________

6.2. Quando o raio da circunferência da cintura for maior do que 16 cm, a pessoa é obesa. Se o diâmetro da cintura de uma pessoa medir 34 cm, essa pessoa pode ser considerada obesa? Justifica a tua resposta ou apresenta os cálculos. ____________________________________________


6.3. A figura representa uma circunferência, cujo centro é o ponto A. Desenha, nessa circunferência, um raio.

Exploração

A circunferência abdominal, é um método simples e representativo da gordura acumulada no abdomen. Representa quando associada a outros fatores como, diabetes, hipertensão, colesterol e triglicéridos altos e obesidade, alto risco para desenvolver a síndrome metabólica. Esta medida é facilmente realizada: utilizando uma fita métrica não elástica, a circunferência abdominal é medida na altura da cicatriz umbilical (umbigo). O risco de desenvolver problemas metabólicos é elevado quando a circunferência abdominal tem de perímetro 102 cm nos homens e 88 cm nas mulheres. A circunferência abdominal, nos dados mais recentes de análise de morbidade, está relacionada com o aumento do risco cardiovascular. Vários estudos recomendam a mensuração da circunferência abdominal na rotina dos serviços de saúde. “A aferição da circunferência abdominal, independente das medidas tradicionalmente já realizadas nesses serviços (massa corporal e estatura), poderia contribuir para a identificação precoce de hipertensão arterial".

No comments: