13 - Na casa do João, há um hábito saudável: cumpre-se o horário das refeições. O almoço é às 13 horas e o jantar às 20 horas. Quanto tempo decorre entre o almoço e o jantar? Justifica a tua resposta apresentando os cálculos, esquemas ou desenhos.
Exploração
Os hábitos alimentares de uma criança e o grau de actividade física desempenham ambos um importante papel na sua saúde e peso. A crescente popularidade da televisão, computadores, consolas de vídeo e outros fenómenos tecnológicos de interacção virtual contribuem para a inactividade física e sedentarismo desde tenra idade. O tempo médio que uma criança passa a ver televisão por semana é 24 horas, tempo útil que poderia ser passado a praticar um desporto de exterior ou mesmo de interior.
As crianças têm um enorme fascínio pela televisão e passam muito tempo diante do ecrã a ver desenhos animados ou a jogar playstation. Muitos pais dispõem de pouco tempo para estar com os filhos e esta é uma maneira cómoda de os manterem entretidos.
Com esta atitude, esquecem, todavia, que as crianças nesta idade, para crescerem de um modo saudável necessitam de exercício físico. Jogar à bola, andar de triciclo ou até mesmo correr são actividades preferíveis a manterem-se sossegadas sentadas no sofá ou no chão a verem os seus desenhos animados preferidos.
Segundo os especialistas, as causas da obesidade infantil estão bem definidas. As principais causas desta “epidemia” são: o aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, em especial os fast-food e a diminuição da actividade física.
Muito embora a televisão possa ser importante para o seu desenvolvimento, como tudo na vida, tem a hora e a medida certas. O sedentarismo, provocado por horas a fio sentados frente a um televisor, é não só prejudicial pela falta de actividade física, como também, pelo hábito de “depenicar” que as crianças têm para se manterem ocupadas.
Uma bolacha agora, depois um caramelo, outra bolacha.... e o pacote de bolachas desaparece sem que se apercebam. Chegou a altura dos pais evitarem alguns comportamentos que levam a que o seu filho “use e abuse” da televisão ou do computador.
O que deve fazer:
- Não deixe o seu filho levantar-se ao fim-de-semana e ir directo para a sala ver televisão enquanto os pais dormem ou arrumam a casa. Fechar a porta da sala à chave e não permitir que o seu filho tenha um televisor no quarto, ou se o tiver, retire-o sempre que necessário. Deixe-lhe livros e brinquedos no quarto para que se possa entreter.
- Sempre que possível vá ao parque com o seu filho e pratique uma actividade, como correr, jogar à bola, andar de escorrega.
- Enquanto prepara as refeições e se o quer manter longe da televisão, conte-lhe uma história. Cantem em conjunto uma canção.
- Deixe-o ver televisão apenas quando estiverem a emitir programas para a sua idade.
Com esta atitude, esquecem, todavia, que as crianças nesta idade, para crescerem de um modo saudável necessitam de exercício físico. Jogar à bola, andar de triciclo ou até mesmo correr são actividades preferíveis a manterem-se sossegadas sentadas no sofá ou no chão a verem os seus desenhos animados preferidos.
Segundo os especialistas, as causas da obesidade infantil estão bem definidas. As principais causas desta “epidemia” são: o aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, em especial os fast-food e a diminuição da actividade física.
Muito embora a televisão possa ser importante para o seu desenvolvimento, como tudo na vida, tem a hora e a medida certas. O sedentarismo, provocado por horas a fio sentados frente a um televisor, é não só prejudicial pela falta de actividade física, como também, pelo hábito de “depenicar” que as crianças têm para se manterem ocupadas.
Uma bolacha agora, depois um caramelo, outra bolacha.... e o pacote de bolachas desaparece sem que se apercebam. Chegou a altura dos pais evitarem alguns comportamentos que levam a que o seu filho “use e abuse” da televisão ou do computador.
O que deve fazer:
- Não deixe o seu filho levantar-se ao fim-de-semana e ir directo para a sala ver televisão enquanto os pais dormem ou arrumam a casa. Fechar a porta da sala à chave e não permitir que o seu filho tenha um televisor no quarto, ou se o tiver, retire-o sempre que necessário. Deixe-lhe livros e brinquedos no quarto para que se possa entreter.
- Sempre que possível vá ao parque com o seu filho e pratique uma actividade, como correr, jogar à bola, andar de escorrega.
- Enquanto prepara as refeições e se o quer manter longe da televisão, conte-lhe uma história. Cantem em conjunto uma canção.
- Deixe-o ver televisão apenas quando estiverem a emitir programas para a sua idade.
-Preparar cerca de 5 refeições por dia;
-Na hora da refeição, comer o alimento preferido primeiro;
-Comer apenas o pedaço do bolo de que gosta mais, quando em festas;
-Evitar alimentos não essenciais;
-Comer devagar, deixando que o seu corpo lhe diga quando está cheio;
-Não tenha alimentos tipo snack acessíveis em casa;
-Comer apenas às horas das refeições;
-Não ver televisão enquanto come;
-Sentar-se a comer à mesa, de preferência acompanhado;
-Aprender a conhecer a diferença entre apetite e fome;
-Quando se verificar uma procura de comida pelo facto da criança ou adolescente se sentir infeliz, deprimido ou ansioso, deve procurar outra actividade para se relaxar;
-Devemos estimular a criança para que seja honesta, não escondendo e analisando as falhas do programa combinado.
-Na hora da refeição, comer o alimento preferido primeiro;
-Comer apenas o pedaço do bolo de que gosta mais, quando em festas;
-Evitar alimentos não essenciais;
-Comer devagar, deixando que o seu corpo lhe diga quando está cheio;
-Não tenha alimentos tipo snack acessíveis em casa;
-Comer apenas às horas das refeições;
-Não ver televisão enquanto come;
-Sentar-se a comer à mesa, de preferência acompanhado;
-Aprender a conhecer a diferença entre apetite e fome;
-Quando se verificar uma procura de comida pelo facto da criança ou adolescente se sentir infeliz, deprimido ou ansioso, deve procurar outra actividade para se relaxar;
-Devemos estimular a criança para que seja honesta, não escondendo e analisando as falhas do programa combinado.
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