Sunday, June 29, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - A roda dos alimentos (Primeiro Ciclo)

8. Na roda dos alimentos representada na figura, podemos observar as quantidades de diversos alimentos que devem ser consumidos por dia, nomeadamente batatas, cereais e seus derivados. De acordo com este diagrama, um adulto deveria comer as seguintes quantidades destes alimentos por dia:
• 70 g de pão de milho (uma fatia fina);
• 125 g de batata, de preferência cozida(uma batata de tamanho médio);
. 35,5 g de cereais, ao pequeno-almoço (5 colheres de sopa);
• 35,2 g de bolachas tipo “Maria” ou de água e sal (6 bolachas)
• 35 g de arroz ou massa crus (2 colheres de sopa);
• 110 g de arroz ou massa cozinhados (4 colheres de sopa).
Ordena as quantidades acima referidas por ordem crescente.

__________________________________________________

Exploração

A nova versão da roda dos alimentos traz muitas novidades. O seu formato original, o círculo, mantém-se. Mas, ao invés de cinco, passamos a ter sete grupos de alimentos e a água, esse bem imprescindível à vida, ocupa o lugar central do círculo.
Mas o que é a Roda dos Alimentos?
É uma representação gráfica, criada pelos portugueses na década de 70 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que nos ajuda a melhor escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
O seu símbolo, tal como o nome indica, é em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos; os chamados grupos de alimentos. Mas, em muitos outros países a roda dá lugar à pirâmide dos alimentos, que na opinião dos especialistas nacionais não representa aquilo que deve ser uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada. É que a pirâmide hierarquiza os alimentos, dando assim mais importância a uns que a outros. E isto não está correcto, pois deve-se dar igual importância a todos os alimentos.
Foram ainda objectivos desta reestruturação a promoção dos valores culturais e sociais dos portugueses ao promoverem-se produtos tradicionais como o pão, o azeite ou as hortícolas. Além disso, foram considerados objectivos pedagógicos e nutricionais. Com a nova roda introduziu-se o conceito de porção de modo a facilitar opções mais fáceis na escolha das quantidades de alimentos a ingerir.
Como é constituída?
Antes
Existiam 5 grupos de alimentos sem indicação das porções recomendadas por dia. Os grupos de alimentos eram os seguintes:
I- Leite e derivados
II-Carne, peixe e ovos
III-Óleos e gorduras
IV-Cereais e leguminosas
V-Hortaliças, legumes e frutos
Depois
É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões que indicam, precisamente, a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:
Cereais e derivados, tubérculos (4 a 11 porções)
Hortícolas (3 a 5 porções)
Fruta (3 a 5 porções)
Lacticínios (2 a 3 porções)
Carnes, pescado e ovos (1,5 a 4,5 porções)
Leguminosas (1 a 2 porções)
Gorduras e óleos (1 a 3 porções)
Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, está representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 e 3 litros.

De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.

No comments: