Sunday, June 29, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Obesidade na adolescência (Primeiro Ciclo)

5. Na Europa, três décimas das crianças tem excesso de peso.
5.1. Quantas décimas das crianças europeias não têm esse problema? Apresenta os cálculos ou justifica a tua resposta.

_______________________________________________
5.2. Se, na Europa, a percentagem de adolescentes com excesso de peso fosse igual à percentagem de crianças com excesso de peso (três décimas), no total, quantas décimas de crianças e adolescentes teriam excesso de peso? Apresenta os cálculos ou justifica a tua resposta. Podes também apresentar esquemas ou desenhos para responderes à questão.
_______________________________________________

Exploração
A obesidade na adolescência está associada a vários problemas, sendo mais prevalentes as conseqüências deletérias na área psicossocial e a persistência de obesidade na idade adulta, acompanhada de suas comorbidades. Alguns estudos revelam que 50% das crianças obesas aos 6 meses de vida e 80% daquelas que o são aos 5 anos, serão sempre obesas. Um adolescente obeso tem mais de 70% de probabilidade de vir a ser um adulto obeso.
Os adolescentes, segundo a O.M.S, são pessoas com idade entre l0 e l9 anos e representam 20 % da população global. Cerca de 84% dos adolescentes estão em países em desenvolvimento, e apesar de sua percentagem em relação a outros grupos etários estar a aumentar, pouca atenção tem sido dada à sua nutrição. Nos Estados Unidos, por exemplo, em apenas três anos, entre l988 e l99l, a prevalência de obesidade na adolescência aumentou de 6%.
A independência crescente dos adolescentes, aumento da sua participação na vida social e programas atarefados influencia seus hábitos alimentares. Frequentemente, comem rápido e fora de casa. Na adolescência ocorre um aumento do consumo de carbohidratos, gorduras e proteínas e menor consumo de vitaminas, minerais, fibras, devido a modificações comportamentais e ambientais da própria idade, a substituição das refeições tradicionais, por lanches ricos em carnes, queijos, a troca das frutas por gelados, doces e refrigerantes, em detrimentos das refeições caseiras.
A influência da propaganda de alimentos pouco nutritivos e a necessidade de estarem sempre na moda levam-nos a escolhas erradas. Os padrões de refeições dos adolescentes são frequentemente caóticos. Os adolescentes deixam de fazer a maioria das refeições em casa, à medida que se tornam mais velhos, deixando frequentemente de tomar o pequeno almoço e de almoçar.
A adolescência, devido a todas as mudanças que envolve, é um dos períodos mais complicados das nossas vidas. Mas esta corrida biológica a alta velocidade em direcção à idade adulta tem enormes implicações a longo prazo. Significa que as escolhas alimentares e de estilo de vida feitas nesta idade sensível podem afectar as pessoas para o resto das suas vidas. Pela primeira vez na Europa, o estudo HELENA vai fornecer dados comparáveis sobre ingestão de alimentos, preferências alimentares e actividade física entre os adolescentes europeus de ambos os sexos. Esta informação vai ser utilizada para desenvolver um programa de educação do estilo de vida para adolescentes, bem como novos alimentos saudáveis.

No comments: