10.1-Se possuíssemos um garrafão de 60 litros de água e bebêssemos 1,5 litros por dia, para quantos dias daria essa água? Apresenta os cálculos ou justifica a tua resposta. Podes também apresentar esquemas ou desenhos para responderes à questão.
_______________________________________________
Exploração
Cada sistema do organismo humano depende da água. Ela é responsável por:
Regular a temperatura corporal,
Remover produtos indesejáveis do metabolismo,
Transportar nutrientes e oxigênio para as células,
Proteger as articulações,
Evitar a obstipação,
Reduzir o trabalho dos rins e fígado, ajudando a eliminar algumas toxinas do organismo, e,
Ajudar a solubilizar e permitir a utilização de vitaminas, minerais e outros nutrientes pelo organismo.
A ingestão de quantidades insuficientes de água pode causar a desidratação. Até mesmo desidratações leves, como a perda de 1-2% do peso corporal, podem trazer problemas. O não consumo de água constitui um risco para a saúde, principalmente em crianças e idosos.
Os principais sinais e sintomas de desidratação são:
Dificuldade de concentração,
Cefaléias,
Irritabilidade, e,
Fadiga.
Além de manter o funcionamento normal do organismo, alguns estudos sugerem que a água pode ajudar a prevenir algumas doenças. Pessoas que apresentam cálculos renais podem evitar o desenvolvimento de novos cálculos através da ingestão de maiores quantidades de líquidos. Um estudo demonstrou que as mulheres que bebem mais de 5 copos de água por dia apresentam um risco de cancro do cólon 45% menor do que aquelas que ingerem apenas 2 copos ou menos de água por dia.
Também existem evidências cientificas que apontam que o consumo de água pode prevenir o cancro de bexiga. Um estudo com mais de 47.000 homens que ingeriam uma média de mais de aproximadamente 2 litros de líquidos por dia, incluindo água, demonstrou que estes possuíam um menor risco de cancro da bexiga que os indivíduos que consumiam menos da metade desse volume.
Qual é então a quantidade de água recomendada por dia?
Em média, a maioria dos adultos perde cerca de 10 copos (2,4 litros) de líquidos por dia através do suor, respiração, urina e fezes. Para compensar essa perda, sugere-se um consumo de 10 copos de água por dia. Embora a água geralmente seja a melhor opção, tomar água não é a única forma de repor as perdas líquidas. É possível obter-se água a partir de outras bebidas e alimentos. A quantidade de água que se necessita por dia depende da alimentação, género, grau de actividade física, clima, saúde, idade e medicações utilizadas.
A actividade física que aumenta a sudorese exige um maior consumo de líquidos, assim como as temperaturas ambientais altas, climas húmidos e altitudes elevadas.

O National Research Council (NRC) aconselha o consumo de 1 mL de água para cada caloria consumida. Essa valor não deve ser utilizado para as grávidas ou mulheres em amamentação, crianças e idosos com problemas de saúde. Segundo o NRC, um homem comum - que queima em média 2.900 calorias diariamente – deve ingerir 2.900 mL de água por dia, o que corresponde a aproximadamente 12 copos de água. A mulher – que consome cerca de 2.200 calorias diárias – precisa consumir á volta de 2.200 mL de água por dia, aproximadamente 9 copos. Para facilitar os cálculos: um copo equivale a 236 mL de água.
Mas esses copos não precisam ser necessariamente de água?
Os alimentos sólidos também contêm água. Numa dieta comum, os alimentos fornecem cerca de 3 a 4 copos de água por dia. Tendo em vista que os homens geralmente são maiores e têm maior massa muscular que as mulheres, geralmente precisam consumir maiores quantidades de água.
Também se pode ingerir parte da água através de outros líquidos, como o leite, sumos e sopas, mas há que ter cuidado com o consumo de bebidas com cafeína, refrigerantes com açúcar e álcool. A cafeína promove uma desidratação leve e grandes quantidades dessa substância pode causar ansiedade, irritabilidade, insónias e elevação da pressão arterial. O álcool, além de facilitar a desidratação, é uma droga que pode prejudicar o desempenho físico e mental, estando associado a um maior risco de determinadas doenças. Os refrigerantes contêm açúcar e outras calorias que podem causar aumento de peso e problemas dentários.
Deve-se beber mais água quando se praticam atividades em climas húmidos ou quentes. 


De acordo com este diagrama, um adulto deveria comer as seguintes quantidades destes alimentos por dia:
Existiam 5 grupos de alimentos sem indicação das porções recomendadas por dia. Os grupos de alimentos eram os seguintes:



“A aferição da circunferência abdominal, independente das medidas tradicionalmente já realizadas nesses serviços (massa corporal e estatura), poderia contribuir para a identificação precoce de hipertensão arterial". 
Esta informação vai ser utilizada para desenvolver um programa de educação do estilo de vida para adolescentes, bem como novos alimentos saudáveis.
Calcula, em metros quadrados, a área do cerrado.

Para efeitos de perda de peso, contudo, somente as calorias exclusivas devem ser consideradas.
Apresenta o teu peso, ou o que escolheste, em gramas.


Tal perspectiva é importante para a proposição de estratégias e acções no campo das políticas de alimentação e nutrição.
1.1. Qual é o escalão etário que possui maior excesso de peso? ____________________________________________
