Radiação cósmica micro-ondas de fundo
Na astrofísica, de acordo com o Prof. Miguel Ferreira, docente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e doutorado em astrofísica, “continuamos, ainda hoje a perguntar-nos: Qual a origem do Universo?
A cosmologia foi, até há pouco tempo, apenas uma área de análise filosófica, procurando responder a questões como:
–O Universo é infinito ou finito?
–Existe desde sempre ou teve um início?
–Existirá para sempre ou terá um fim?
Ainda continuam a existir questões metafísicas, como:
Se o Universo teve um início, o que existia antes?
A cosmologia é, ainda hoje, uma ciência experimental e em rápida evolução, tendo ainda muitas questões para investigar, como:
-O Universo é em grande parte constituído por algo desconhecido;
-O modelo do Big-Bang não responde a diversas questões - teorias de inflação, defeitos topológicos, variação das constantes da natureza e dimensões extra, e,
-A interacção entre cosmologia e física de partículas será fundamental para compreender a natureza da matéria e energia escura do Universo.
Os buracos no Universo, de acordo com os astrónomos responsáveis por essa descoberta, formaram-se, provavelmente quando existiam no Universo regiões extremamente densas e outras muito pouco densas em matéria, há cerca de 13 biliões de anos atrás.
Pode-se dizer que esta descoberta é incrivelmente importante por se ter encontrado um local no Universo que não tem absolutamente nada dentro.
1 comment:
esse buraco pode nos prejudicar futuramente?
Post a Comment