Thursday, August 23, 2007

Por onde andam os golfinhos este Verão?

De acordo com nota emitida pela MarineLife a 19 de Agosto de 2007, os investigadores da Wildlife Conservation Charity MarineLife estão extremamente preocupados com o que está a ocorrer este Verão no Golfo da Biscaia.
Há 13 anos que as populações de golfinhos e baleias estão a ser monitorizadas no Canal da Mancha e no Golfo da Biscaia.
O Golfo da Biscaia é a nível mundial um hotspot de baleias, golfinhos e aves marinhas migratórias. Usualmente são milhares os golfinhos que se encontram nessa região, mas este ano, a população observada corresponde apenas a 80% dos registos dos anos anteriores. O mesmo foi verificado para algumas aves da família Charadriidae e pardelas-de-bico-amarelo (cagarros), entre outras.
A associação Marinelife está deveras preocupada com o aparente declínio de golfinhos e aves marinhas, normalmente observados durante as viagens de ferry-boat. Tais reduções podem significar uma redução drástica dos stocks de pesca, ou então, uma redistribuição do peixe, como resultado de uma alteração da temperatura (associada a alterações climáticas globais). De facto este ano de acordo com a safra das frotas espanholas e francesas houve uma drástica redução das capturas de anchovas.
O Investigador Director do Marinelife afirma que “Qualquer que seja a razão para o desaparecimento dos golfinhos neste Verão no Golfo da Biscaia, tal facto mostra-nos como estas espécies são vulneráveis e o quanto alarmante é o seu declínio perante alterações ambientais. É preciso agir depressa na resolução dos problemas da sobre-pesca e das alterações climáticas globais”.

No comments: