Thursday, August 9, 2007

Ciclo solar e Aquecimento global

A ligação entre o aquecimento e arrefecimento da atmosfera terrestre durante um ciclo solar de onze anos, foi medida pela primeira vez. Alguns cépticos acerca das explicações das Alterações Climáticas Globais poderão argumentar que é a actividade solar que explica o aquecimento do planeta, mas o matemático Ka-Kit Tung afirma que essa ligação que se encontrou entre o ciclo solar e o aquecimento arrefecimento da terra vem dizer exactamente o contrário.

Tung e o seu colega Charles Camp, da Universidade de Washington em Seattle, analisaram os dados de satélite da radiação solar e correlacionaram-nos com os dados de temperatura da superfície dos últimos 50 anos, cobrindo quatro ciclos solares completos e metade de outro. Tal correlação aponta para oscilações de temperatura de 0,2ºC entre os pontos mais altos e mais baixos dos ciclos solares, quase o dobro do que era estimado (Geophysical Research Letters).

Nesse contexto os autores afirmam que as diferenças entre os valores observados e esperados se devem à actividade humana.



Imagem da Montana State University

No comments: