A construção de casas à prova de fogo, localizadas próximas de florestas, ajudará a combater o fogo que teima em avançar por todas as regiões arborizadas do planeta.

Comemorou-se em 2007, simultaneamente, o Ano Polar Internacional e o Ano Heliofísico Internacional. Foi sobre estas temáticas que este blog do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores versou inicialmente. Nele pretendeu-se dar conta de actividades e estratégias pedagógicas de divulgação levadas a cabo pelo Departamento, no âmbito da educação ambiental, tanto em 2007, como nos anos subsequentes.
Os presidentes de duas das freguesias do concelho de Vila Flor, mais afectado pelo mau tempo da manhã de ontem, mostram-se “preocupados” com os prejuízos causados na área agrícola pela queda de granizo. Pedem agora a ajuda do Governo para minimizarem os lucros perdidos.
As fortes monsões na India, mataram pelo menos 1200 pessoas e obrgigaram milhões de pessoas a abandonar o seu lar.
No Midwest nos Estados Unidos da América, pelo menos 17 pessoas morreram e umas boas centenas ficaram desalojadas.
Radiação cósmica micro-ondas de fundo
Na astrofísica, de acordo com o Prof. Miguel Ferreira, docente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e doutorado em astrofísica, “continuamos, ainda hoje a perguntar-nos: Qual a origem do Universo?
A cosmologia foi, até há pouco tempo, apenas uma área de análise filosófica, procurando responder a questões como:
–O Universo é infinito ou finito?
–Existe desde sempre ou teve um início?
–Existirá para sempre ou terá um fim?
Ainda continuam a existir questões metafísicas, como:
Se o Universo teve um início, o que existia antes?
A cosmologia é, ainda hoje, uma ciência experimental e em rápida evolução, tendo ainda muitas questões para investigar, como:
-O Universo é em grande parte constituído por algo desconhecido;
-O modelo do Big-Bang não responde a diversas questões - teorias de inflação, defeitos topológicos, variação das constantes da natureza e dimensões extra, e,
-A interacção entre cosmologia e física de partículas será fundamental para compreender a natureza da matéria e energia escura do Universo.
Os buracos no Universo, de acordo com os astrónomos responsáveis por essa descoberta, formaram-se, provavelmente quando existiam no Universo regiões extremamente densas e outras muito pouco densas em matéria, há cerca de 13 biliões de anos atrás.
Pode-se dizer que esta descoberta é incrivelmente importante por se ter encontrado um local no Universo que não tem absolutamente nada dentro.
Agitação das ondas no Texas
Videocameras colocadas (1) Hawaii - EUA, (2) Ensenada - México, (3) Nova Orleães - EUA, (4) Bermuda - Grã Bretanha, (5) Açores- Portugal, (6) Granada - Espanha, (7) Cairo - Egipto, (8) Dubai - Emirados Árabes Unidos, (9) Calcutá - Índia, (10) Hong Kong - China, (11) Tóquio - Japão e (12) Ilhas Marshall.
Associada à instalação das doze câmaras que observam o Sol, decorre, desde 2001, o projecto de arquitectura que visa construir um pavilhão que aberga o pêndulo solar onde é projectada a imagem do sol de cada um dos locais anteriores.
Trata-se de um projecto artístico do austríaco Hofstetter Kurt, que se foca no paralelismo, circulação, céu, luz e tempo. É um projecto apoiado pelo Austrian Federal Chancellory/ Department for the Arts (KUNST), Austrian Ministry for Education, Science and Culture, :3C! Creative Computing Concepts, Austrian Trade Delegation Portugal/Austrian Embassy Lisbon, Hotel Imperial Vienna e Boblbee.
A Videocâmara dos Açores está instalada no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo.
Imagem do Sol na Terceira às 10:00 horas do dia 7 de Agosto de 2007.
Para informações adicionais consulte: http://www.sunpendulum.at/inplusion/timeeyeazores/azoresimages.html