Sunday, April 22, 2007

Ilha do Pico comemora dia da Terra com o filme "Uma verdade inconveniente"

A Ecoteca da ilha do Pico organizou, nos dias 20 e 21 de Abril de 2007, cinco sessões de apresentação do filme "Uma verdade inconveniente", seguida de debate em vários locais da ilha.
O Prof. Félix Rodrigues do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores foi convidado para dinamizar esse debate e proceder a alguns esclarecimentos sobre fenómenos relacionados com as Alterações Climáticas Globais e respectivos impactos nos sistemas naturais e sociais.
As duas primeiras sessões realizaram-se na Escola Básica Integrada e Secundária de São Roque do Pico, no dia 20 de Abril, com alunos do terceiro ciclo e posteriormente com alunos do ensino secundário.
O debate centrou-se na contribuição que cada pessoa poderia dar para mitigar os impactos das alterações climáticas globais. Apesar do contributo de cada um ser reduzido, o somatório desses contributos não o é.
Se pela ilha do Pico passasse a população mundial e cada pessoa levasse uma pequena pedrinha como recordação, a ilha desaparecia. Do mesmo modo, se pela ilha passasse a população mundial, onde cada um trouxesse uma pequena pedrinha, outra ilha seria construída. O contributo reduzido de cada um serve para construir o todo, ou para destruir o todo. É uma questão de escolha.
Na tarde do mesmo dia, 20 de Abril de 2007, a sessão comemorativa do Dia da Terra, decorreu na Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, com alunos do ensino secundário.
Após a passagem de "Uma verdade inconveniente", foi realizado um pequeno inquérito, tendo-se verificado que a maioria dos presentes se demonstravam muito preocupados com as questões levantadas nesse documentário.
O debate centrou-se em torno das questões da globalização quer em termos ambientais quer em termos económicos. Numa economia de mercado, é o consumidor quem decide o sucesso ou o incesso de um produto. Foi acentuada a necessidade de associar as externalidades ambientais ao preço de um produto de forma a contribuir para um mercado justo e ambientalmente saudavel. O contributo de cada um para minorar os impactos das alterações climáticas globais pode passar por uma lógica de não desperdício e por uma escolha criteriosa dos produtos.

À noite do mesmo dia, assistiu-se a "Uma verdade inconveniente" nas instalações da Ecoteca do Pico, na Vila da Madalena. O debate circulou em torno da consciência e ética. Sem consciência ou ética ambiental é impossível contribuir eficazmente para o combate às Alterações Climáticas Globais ou equacionar medidas de mitigação capazes de fazer frente a essa realidade.
A consciência é o nosso guia, é a nossa bússola. Por vezes tentamos vacinar-nos contra ela, porque se esta estiver activa deixar-nos-á sem dormir até que sejamos capazes de tomar uma qualquer iniciativa.

Na manhã do dia 21 de Abril de 2007, a sessão realizou-se no auditório da sede de Bombeiros da Madalena, com alunos e docentes da Escola Profissional do Pico.
O debate centrou-se na coragem política para a implementação de políticas ambientais para garantir a sustentabilidade ambiental e o combate às Alterações Climáticas Globais. A coragem política é directamente proporcional ao número de votos, daí que parte da acção individual se pode centrar numa escolha correcta dos projectos colocados a sufrágio pelos políticos. Tal participação exige do cidadão uma cidadania activa e uma constante formação.

O slogan das actividades levadas a cabo no Pico, na comemoração do dia da Terra, poderia ter sido:

"Não se vacine contra a sua consciência: A Terra necessita de si."
Nestas comemorações participaram mais do que 400 pessoas e todas as escolas participantes eram eco-escolas.
Para mais informações sobre o filme "An inconvenient truth" consulte http://www.climatecrisis.net/.

No comments: