Sunday, July 6, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Alimentação saúdavel (Primeiro Ciclo)

14- A mãe do João foi ao mercado comprar sardinhas, batatas e cebolas para fazer uma refeição saudável. Encontrou alguns produtos expostos em quantidades diferentes, que constituíam as seguintes sequências:

Completa-as, colocando o número correcto no quadrado respectivo.


Exploração:

Uma investigação levada a cabo nos Estados Unidos da América, levou à elaboração do TOP 10 dos alimentos mais saúdaveis. Há que ter cuidado com algumas destas listas, devendo variar-se a alimentação e não centrá-la apenas num conjunto muito restrito de 10 alimentos.

Apresentam-se os dez dos alimentos que melhores propriedades apresentam na prevenção e protecção contra doenças de acordo com esse estudo.
Maçãs: Boa fonte de pectina, possui fibras que reduzem o colesterol e os níveis de glucose, rica em vitamina C, tem um antioxidante fundamental que ajuda o organismo a absorver o ferro e o folato.


Amêndoas: Muita fibra, riboflavina, magnésio, ferro, cálcio e vitamina E. Com um alto teor de gordura, mas da monosaturada, a que protege o coração e faz diminuir os níveis de mau colesterol (LDL).



Brócolos: Contêm cálcio, potássio, folato, fibra e fitonutrientes, compostos que podem ajudar a prevenir a diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. Ricos também em vitamina C e fonte do antioxidante beta-caroteno.



Amoras: Fontes de fibra pouco calóricas, ajudam a manter a capacidade de memória e reduzir o dano celular ligado ao envelhecimento. Contêm antioxidantes e fitonutrientes.



Feijão vermelho ou encarnado: Pobre em gordura e óptima fonte de antioxidantes, proteína, fibra dietética, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e tiamina.



Salmão e sardinhas: É já muito conhecido o seu alto teor em ácidos gordos ómega 3, que são benéficos para o coração. É pobre em gordura saturada e colesterol e é uma boa fonte de proteína. Prefira salmão selvagem, é menos provável que contenha químicos tóxicos, como o mercúrio.



Espinafre: Rico em vitamina A, cálcio, folato, ferro, magnésio, riboflavina e vitaminas B6 e C. Possui compostos que fortalecem o sistema imunitário e ajudam a prevenir certos tipos de cancro.
Batata doce: Rica em beta-caroteno e vitamina C, também contém fibra, vitamina B6 e potássio. Não têm gordura e é relativamente pouco calórica.
Sumo de vegetais: Forma muito simples de introduzir o consumo de vegetais na sua dieta: contêm as mesmas vitaminas, minerais e os nutrientes dos alimentos originais. O sumo de tomate, por exemplo, é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir o risco da ocorrência de ataques cardíacos e de alguns cancros. Prefira variedades com pouco sódio.
Gérmen de trigo: Uma fonte concentrada de nutrientes: duas colheres de chá fornecem uma dose considerável de tiamina, folato, magnésio, fósforo, ferro e zinco. Pode ser utilizado como topping de cereais de pequeno-almoço, iogurte e saladas, ou como ingrediente em bolos, bolachas ou panquecas (se não abusar destes alimentos).

Apesar deste top 10, há alimentos tão bons ou melhores dos que foram anteriormente referidos, como por exemplo:
Batata-doce: Melhor fonte de amido do que a normal e tem um indice glicémico mais baixo.

Aveia: Cereal rico em hidratos de carbono complexos, fibra e vitaminas B com um efeito prebiótico.
Toranja: Fonte de narangina que promove a queima de massa gorda.
Couves: Ricas em isotiocianatos, vitamina C, cálcio e fibra.

Sementes de linhaça: Fonte de ómega 3 (além do peixe gordo) com propriedades anti inflamatórias importantes. Complementam uma salada ou uma sopa.

Sementes de sésamo: Fonte de sesamin também importante na utilização da gordura de reserva como fonte de energia.
Carne de vaca dos Açores: rica em ácidos gordos omega 3.
Carne de coelho bravo: também rica em ácidos gordos essenciais.
As saladas variadas são muito importantes numa alimentação saudavel.

No comments: