Monday, September 1, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Curvas de crescimento (3º Ciclo)

7-O índice de massa corporal (IMC) é frequentemente aceite como um padrão de medida internacional para identificar, da melhor maneira possível, o estado nutricional de uma pessoa.
A expressão que permite calcular o IMC de um indivíduo é a seguinte:
IMC=(M/A)/A, onde M é a massa em quilogramas e A altura em metros.
Após ser calculado o IMC, esse resultado é comparado com uma tabela que indica, por exemplo, o grau de obesidade do indivíduo (ver tabela seguinte):

7.1. Indica o teu peso em kg e a tua altura em metros. Calcula o teu IMC e refere a categoria em que te encontras. Apresenta todos os cálculos necessários e os valores arredondados às décimas. Se não souberes o teu peso e/ou a tua altura, admite, para resolver a questão, um valor de 74 kg e uma altura de 1,8 m.

7.2. Um indivíduo tem 165 centímetros de altura. Entre que valores deverá variar a sua massa, para que seja classificado na categoria “Obesidade de grau 1”? Assinala com × a opção correcta.
Entre 78,25 e 98,45 quilogramas
Entre 81,68 e 95,02 quilogramas
Entre 70,55 e 81,68 quilogramas
Entre 81,68 e 99,03 quilogramas

7.3. Num cálculo de IMC, chegou-se à seguinte expressão:

IMC =(1,2x10^7)x(2,9x10^-6)

Calcula o seu valor, apresentando o resultado em notação científica e indica em que categoria da tabela anterior deverá ser classificado.

Exploração

São várias as funções antropométricas que permitem avaliar a saúde de um indivíduo. O desenvolvimento infantil, por exemplo, está devidamente estudado, e normalmente é o pediatra da criança que deve avaliar o seu crescimento. Uma criança pode estar fora da "faixa mais comum de referência" e, ainda assim, ter um crescimento normal.
Nas figuras seguintes, apresentam-se algumas das curvas de referência utilizadas para avaliar o desenvolvimento ou o estado nutricional de recém-nascidos. Essas curvas permitem explorar ainda o conceito de média, mediana e percentil.
Na figura seguinte, apresenta-se a evolução da massa de um recém-nascido em função dos meses de vida.

Se a função encontrada for crescente, a evolução é boa, sendo que se for linha recta começa a apresentar perigo. O comportamento torna-se muito perigoso se a função começar a ter uma tendência decrescente.



A interpretação dos resultados que se podem obter, são semelhantes aos referidos para o gráfico anterior.
Também existe cálculo de IMC para crianças com menos de um ano de vida. No gráfico seguinte apresenta-se a evolução normal do IMC com a idade.

Os gráficos aqui apresentados, e que poderão ser explorados nas aulas de matemática, estão de acordo com o padrão desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde - 2006.
Outros gráficos e outras modelações deste género poderão ser desenvolvidos ou aplicados nas aulas de matemática se se pretender abordar as questões da obesidade e excesso de peso.

No comments: