Monday, September 1, 2008

Explorar as PASE de Matemática 2008 - Probabilidade de ser obeso (3º Ciclo)

6. Numa turma de 28 alunos, do 9º ano de escolaridade, os seus pesos, em kgf, encontram-se organizados na seguinte tabela: 6.1. Escolhendo um aluno da turma, ao acaso, a probabilidade de ele ter um peso superior a 66 kgf é de (assinala com × a opção correcta que corresponde a essa probabilidade):

_________25% __________30% ___________9/28 __________11/28

6.2. Sabendo que, nessa escola, há 1200 alunos e, escolhendo um aluno ao acaso, a probabilidade de ele ser obeso é de 1/20, determina o número esperado de alunos obesos existentes nessa escola.

6.3. Qual deverá ser o peso do professor, em kgf, para que a média do peso de toda a turma (alunos e professor) seja de 58kgf? Apresenta o resultado em quilogramas-força, arredondado às unidades.

6.4. Nessa turma, certo dia, ouviu-se o seguinte diálogo entre dois alunos: “A soma dos nossos pesos é 125 quilogramas-força e se, ao dobro do teu peso, eu retirar o meu, sobram 85 quilogramas-força ”. Determina o peso de cada um dos alunos em diálogo, admitindo que as proposições elaboradas durante a conversa, eram correctas. Apresenta os cálculos que efectuaste.

Exploração

Ser uma criança obesa eleva o risco de ser um adulto obeso e alguns estudos apontam que os bebés que nascem com peso elevado têm um maior risco de sofrer de obesidade mais tarde. Os bébés que não pesam muito ao nascer mas que recuperam o peso rapidamente também podem ser mais propensos a se tornarem adultos obesos.
O facto de se engordar mais do que se cresce e a disposição da gordura no corpo durante a adolescência também aumenta o risco de obesidade adulta e o aparecimento de doenças relacionadas com ela, como a diabetes e doenças cardiovasculares.
Pelo menos 155 milhões de crianças em idade escolar, em todo o mundo, estão acima do peso normal, e entre 35 e 40 milhões delas são obesas (Task Force Internacional para controlo da Obesidade).
Aproximadamente 50% da população portuguesa entre os 18 e 65 anos tem excesso de peso, considerados os diferentes níveis de obesidade. A pré-obesidade tem uma incidência de 35,2%, a obesidade grau I de 11,8% e a obesidade grau II afecta 1,8% da população.
Pedro Graça, numa comunicação na Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta algumas funções da probabilidade de se ser obeso, em função do estilo de vida (figuras que se seguem).
Na disciplina de matemática poder-se-á estudar graficamente esses tipos de dependência.

No comments: