
8.1. Numa pequena composição, descreve as situações apresentadas no gráfico. Deves fazer referência as seguintes pontos:
• Qual das três amigas fez uma dieta mais rigorosa;
• Em que meses a Luísa e a Filipa tinham o mesmo peso;
• No fim do período observado, que peso havia perdido a Luísa;
• Em que meses cada uma das amigas atingiu o seu peso mínimo.
8.2. Se o peso da Fernanda, outra colega da Filipa, fosse dado pela expressão:
P(x)=2x^2 –x + 3
onde P representa o peso em quilogramas-força e x o número que corresponde ao mês (Janeiro=1; Fevereiro=2; etc.), responde às seguintes questões:
8.2.1. Qual o peso da Fernanda no mês de Junho? Apresenta os cálculos que efectuaste.
8.2.2 . Em que mês a Fernanda tem um peso de 48 kgf? Apresenta todos os cálculos que efectuaste.
Exploração
É de salientar que não estão bem definidas as ingestões mínimas aceitáveis para o emagrecimento saudável, por isso as dietas rigorosas são perigosas.
Num estudo realizado na Grã-Bretanha verificou-se que muitas pessoas ganham mais peso do que perdem quando fazem dieta.
Um terço das pessoas estudadas disseram que acabam mais gordas do que eram poucas semanas depois de iniciar o regime de emagrecimento. Um quinto dos que disseram recuperar os quilos perdidos admitiram ganhar o equivalente a 6,35 quilos ou mais, após a dieta. Apenas um quinto dos visados nesse estudo atingiram o peso almejado.
Há indícios que sugerem que o organismo se ajusta à dieta mudando o ritmo do metabolismo. Isso faz com que as pessoas tenham maior tendência a ganhar mais peso quando a dieta acaba.
Na figura seguinte apresenta-se um gráfico típico de perda de peso.

Em matemática, podem ser explorados e interpretados esses tipos de gráficos contribuindo para a educação dos jovens em termos de saúde quer em termos nutricionais aquirindo e particando um estilo de vida saudável.