Monday, November 5, 2007

Clima Espacial

O "Ano Heliofísico Internacional", 2007, foi comemorado com um extenso programa de investigações científicas em todo o mundo. Pretendeu-se desenvolver com essa comemoração campanhas internacionais de observações com o seguinte objectivo principal: aumentar o nosso conhecimento sobre os processos físicos que governam o Sol, a heliosfera e as relações Solares-Terrestres.
Resultados de investigações recentes mostraram que se pode utilizar, por exemplo, a ionosfera terrestre como um grande sensor de radiação solar que atinge o nosso planeta e que a sua sensibilidade é função do ciclo de actividade solar. O ano de 2007 foi um ano de colaboração científica e de eventos públicos, vocacionados para aumentar a compreensão por parte do público em geral, da real influência que o Sol tem na Terra e no resto do Sistema Solar. É nesse sentido que o Departamento de Ciências Agrárias, em colaboração com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, o Centro do Clima e Mudanças Globais e o Centro de Investigação em Tecnologias Agrárias dos Açores, leva a cabo uma exposição pública sobre "Clima Espacial".
Assim, de 5 de Novembro a 11 de Novembro de 2007, estará patente ao público a exposição "Clima Espacial: Perigo e beleza natural", no edifício do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, Pico da Urze, em Angra do Heroísmo.
De 12 de Novembro a 14 de Novembro de 2007, a mesma exposição estará patente ao público na Escola Básica e Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória.
É no âmbito do projecto europeu SWEETS (sigla inglesa para Clima Espacial e a Europa – O Sol como Ferramenta Educativa), que o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto organiza em Portugal várias actividades. A exposição a decorrer na ilha Terceira, contêm painéis informativos e computadores com software demonstrativo, sobre a influência do Sol nas telecomunicações, na saúde dos passageiros transportados por via aérea, sobre a vida na terra, entre outros aspectos
O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores convidam as turmas das escolas da ilha e o público em geral a visitarem a exposição. Há possibilidade de visitas guiadas coordenadas pelo Professor Miguel Ferreira, Doutorado em Astrofísica e docente da Universidade dos Açores.

No comments: