Friday, May 25, 2007

Provas de Avaliação Sumativas Externas (PASE) versam sobre Ano Polar Internacional

As Provas de Avaliação Sumativa Externas de Língua Portuguesa e Matemática dos primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, realizadas na Região Autónoma dos Açores pela Secretaria Regional de Educação e Ciência, incorporaram temáticas actuais ambientais como a poluição atmosférica a reciclagem de resíduos e o aquecimento global nas Provas de Língua Portuguesa e o Ano Polar Internacional nas provas de Matemática. Segundo a Secretaria Regional da Educação afirma-se que:
"Portugal é um dos 60 países que participa no Ano Polar Internacional que se iniciou oficialmente em Março de 2007 e terminará em Março de 2009. O comité organizador do Ano Polar no nosso país convida todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao superior) a participar neste acontecimento internacional, através do projecto "Latitude 60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional" (http://anopolar.no.sapo.pt/latitude60/index.html).

Dada a importância deste tema, num mundo que parece cada vez mais ameaçado pelas alterações climáticas globais, a Secretaria Regional da Educação e Ciência da Região Autónoma dos Açores decidiu organizar este ano as Provas de Avaliação Sumativa Externa de Matemática sobre essa temática, como contributo para uma melhor compreensão desses fenómenos. "

Essas provas poderaão constituir um exemplo de abordagem e exploração dessa temática no Ensino Básico.

No comments: