Sunday, April 13, 2008

Tornado em Amiais de Baixo

Um tornado atingiu a zona de Amiais de Baixo, Santarém, provocando prejuízos ainda não calculados. Os ventos fortes e a chuva verificados esta manhã no distrito provocaram seis feridos ligeiros, quedas de árvores, diversas estradas cortadas e dificuldades de acesso a algumas localidades, segundo fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O mau tempo fez-se sentir com maior intensidade em Pernes, Amiais de Baixo e Santarém, Vibreira (Torres Novas) e Vila Moreira (Alcanena), tendo algumas estradas de acesso a estas localidades sido cortadas devido a quedas de árvores e arrasto de objectos para a via pública. Dos seis feridos ligeiros, três foram transportados para o hospital distrital de Santarém e os restantes foram assistidos no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos bombeiros voluntários. De acordo com dados das 10h30 do INEM, fonte deste organismo confirmou à Lusa que três dos feridos foram encaminhados para o hospital de Santarém, desconhecendo-se o estado das vítimas, apesar de tudo apontar para que não sejam casos que inspirem cuidados. A mesma fonte do INEM referiu ter conhecimento da existência de mais feridos, mas não soube precisar quantos nem qual o seu estado. Os feridos estão a ser concentrados no quartel dos bombeiros de Pernes para prestação de primeiros socorros. O porta-voz do INEM referiu que o mau tempo causou o levantamento de "muitos telhados" numa zona de fábricas e de acesso difícil. Uma testemunha em Alcanena relatou à Lusa que o "mau tempo causou estragos" nesta localidade. "Telhados de escolas e fábricas foram levantados" por aquilo que descreveu como "uma espécie de tornado. Árvores foram arrancadas e cairam em cima de carros", descreveu a testemunha. No local encontram-se 28 bombeiros, apoiados por nove viaturas, incluindo ambulâncias, coordenados pelo segundo comandante distrital de operaçóes de socorro, Rui Natário, além de três viaturas e um helicóptero do INEM e de uma viatura de intervenção em catástrofe. Está também no local uma equipa de psicólogos.

2 comments:

Green Torrinhas said...

e os 'Homens' não ganham juízo :(

Agora a U.E. já 'ralhou', mais uma vez, com Portugal por não cumprir com normas ambientais...

Uma tristeza!!!

Interessante blogue, o vosso! Parabéns!

bernard n. shull said...

i did a little research after you told me about your "thing", and if you want a way to make more money using your your blog you can enter this site: link. bye.