Sunday, June 3, 2007

Explorar as PASE de 2007 - Equilíbrio de um Iceberg (Primeiro Ciclo)

Continua-se a exploração das PASE de Matemática de 2007 do Primeiro Ciclo (Ver posts anteriores).
5-Quando os primeiros exploradores chegaram à Antárctica encontraram grandes pedaços de gelo a boiar (icebergues). Verificaram que nove décimas do volume de cada um estavam dentro de água. Quantas décimas estavam fora de água? Explica como encontraste a resposta, utilizando cálculos, desenhos ou palavras.
R: _______________________________________________________
5.1. Se tivessem derretido a ponta de um icebergue e obtido 5000 litros de água doce, quantos quilolitros (kl) de água teriam sido obtidos?
R: _______________________________________________________

Os icebergs são formados com gelo de água doce. Formaram-se durante milhares de anos pela deposição de neve nos glaciares próximos dos pólos.
Quando se desprendem e atingim o Oceano, ficam a boiar até se derreterem por completo. Boiam porque a sua densidade é inferior à da água do mar onde se encontram. A densidade da água do mar é função da salinidade e da temperatura.




A velocidade média com que os icebergs se movem, na costa norte da Terra Nova, é cerca de 0,2 m/s, ou seja, 0,7 km/h. Essa velocidade é influenciada por vários factores físicos como o tamanho e a forma do iceberg, as correntes marinhas, as ondas e os ventos. Os icebergs boiam, tal como se referiu anteriormente, porque a densidade do gelo (cerca de 900 kg por metro cúbico) é menor do que a densidade da água salgada (cerca de 1025 kg por metro cúbico). A razão entre essas densidades revela que 7/8 da massa dos icebergs, encontrados nas proximidades da Terra Nova, está dentro da água.

O maior iceberg encontrado no hemisfério norte, não foi o que afundou o Titanic, localizou-se próximo da Ilha de Bassin em 1882. Tinha 13 km de comprimento, 6 km de largura e uma altura acima da superfície de 20 m. A massa desse iceberg era de mais de 9 biliões de toneladas – continha água suficiente para todos os habitantes da terra beberem, numa média de 1 litro por dia durante 4 anos.
Os icebergs da Antártida podem ser maiores do que o referido anteriormente. Em 1987, foi observado um iceberg, proveniente da plataforma de Ross, com uma área de 6350 quilómetros quadrados. Esse iceberg tinha uma massa de cerca de 1,4 triliões de toneladas.


Em 15 de Novembro de 2006, noticiou-se que icebergs da Antártida se aproximavam da Nova Zelândia, muito longe do seu lugar de origem. Foi um fenómeno que não se observava há mais de 75 anos. A distância percorrida por esses icebergs é próxima da distância entre os Estados Unidos da América e os Açores.

No comments: